segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"(...) O terreno onde se erguia a construção foi salgado para que ali nada nascesse ou crescesse. No local foi construída uma coluna cilíndrica, com cinco anéis que representam os cinco membros da família dos Duques de Aveiro implicados na conspiração. (...)"


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


"Em Setembro de 1758, D. José I foi vítima de um atentado, quando regressava secretamente à real barraca da Ajuda, vindo de uma real escapadela nocturna. Dois homens foram presos e acusados do acto. Sob tortura terão indicado a família Távora como responsável de conspirar para pôr o Duque de Aveiro, D. José de Mascarenhas, no trono de Portugal. Presos os supostos conspiradores, alguns deles seriam executados, em Belém. Entre os executados encontrava-se o Duque de Aveiro. Os títulos de Marquês de Távora e de Duque de Aveiro foram extintos e o palácio deste demolido.
O terreno onde se erguia a construção foi salgado para que ali nada nascesse ou crescesse. No local foi construída uma coluna cilíndrica, com cinco anéis que representam os cinco membros da família dos Duques de Aveiro implicados na conspiração. 
As cinzas dos executados foram deitadas ao Tejo, mas a proibição de construir que se encontrava expressa na base da coluna caiu no esquecimento… Hoje, o “monumento” encontra-se rodeado de casas e escondido num beco de Belém: O Beco do Chão Salgado!
Clique aqui para acessar o link do artigo completo.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: