quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

"(...) Shakespeare, seus actores e amigos foram “violentos” numa acção “desenfreada” que destruiu o The Theatre. Até então guardado em segurança pelo National Archive, o arquivo (...)"


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Em 1596, William Shakespeare e seus actores tiveram de deixar o teatro isabelino The Theatre, localizado em Shoreditch, Londres, até então o recanto da dramaturgia inglesa. O período de 21 anos de concessão do terreno ao actor e empresário James Burbage havia chegado ao fim, e o senhorio exigia as terras de volta. Desolados, Shakespeare e os homens da sua companhia, Lord Chamberlain's Men, uniram-se para roubar o teatro - tábua por tábua, prego por prego - e reconstruí-lo em outro lugar. A história ocorrida em 28 de Dezembro de 1598 não é inédita e consta em diversas biografias de Shakespeare. De acordo com a transcrição do processo judicial de 1601, Shakespeare, seus actores e amigos foram “violentos” numa acção “desenfreada” que destruiu o The Theatre.
Até então guardado em segurança pelo National Archive, o arquivo do Reino Unido, o documento é uma das peças que serão exibidas ao público no centro cultural londrino Somerset House, a partir de Fevereiro. O evento é promovido pelo arquivo nacional inglês e o London Shakespeare Centre, braço da King’s College London para pesquisas e estudos da obra de Shakespeare.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: