quarta-feira, 9 de março de 2016

"Pickering começou a formar esta equipa em 1881, depois de demitir o seu assistente e substituí-lo pela sua empregada doméstica, Williamina Fleming."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

No início de 1877, Edward Charles Pickering, astrónomo, contratou uma equipa de mulheres qualificadas para processar dados astronómicos, contribuindo assim, para a sua missão de mapear o cosmos. Director do Observatório de Harvard, Pickering acreditava que fotografias das estrelas capturadas pelo Observatório, trariam a chave para a compreensão do Universo. 

Precisando de mão de obra para examinar os dados fotográficos do Observatório, ele fez uma escolha sem precedentes na comunidade científica: contratar uma equipa toda de mulheres para analisar os resultados.

Desacreditada pela comunidade científica de Harvard, a equipa de mulheres talentosas, ajudou Pickering a publicar um catálogo de classificações de mais de 10 mil estrelas. 
Pickering começou a formar esta equipa em 1881, depois de demitir o seu assistente e substituí-lo pela sua empregada doméstica, Williamina Fleming.

Na imagem, a equipa a trabalhar, por volta de 1890. De pé, no centro: Williamina Fleming.
Fonte: Universoracionalista

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: