segunda-feira, 8 de agosto de 2016

"(...) é possível obter muito mais informação nas histórias do que nos simples dados de facturação, pois [aquelas] falam de valores, comportamentos, receitas para o sucesso. Falam daquilo que se passa no ambiente da empresa e que não está espelhado na na intranet, nem nas máximas/valores que decoram as paredes."

No dia 27 de Junho de 2011, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

"Segundo Ed Schein, especialista em cultura empresarial, para se conhecer uma empresa é importante observar símbolos, hábitos dos colaboradores e, sobretudo, ouvir as histórias. Apesar de não ser um conceito novo, está a ser implementado cada vez mais como estratégica empresarial, sendo uma ferramenta fundamental da CI.


De acordo com o especialista, é possível obter muito mais informação nas histórias do que nos simples dados de facturação, pois [aquelas] falam de valores, comportamentos, receitas para o sucesso. Falam daquilo que se passa no ambiente da empresa e que não está espelhado na na intranet, nem nas máximas/valores que decoram as paredes. 

Por este motivo, as histórias são tão poderosas, sendo capazes de comunicar sensações que chegam com maior intensidade à mente de quem as ouve. Não é de estranhar que, ao longo da História, os anciãos tenham ensinado através das lendas, ou que inclusivamente, os livros sagrados das várias religiões sejam em formato de histórias.

É uma das maneiras mais subtis e eficazes de transmitir conhecimento e valores."

Abraços saudáveis


Nenhum comentário: