quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"O conceito era totalmente novo: uma extraordinária mistura teatral de artes circenses e de rua, apresentada numa embalagem de fantasias extravagantes e loucas, sob luzes mágicas e acompanhadas de uma música original. O primeiro espectáculo, baptizado de “Le Grand Tour Du Cirque Du Soleil”, foi apresentado na pequena cidade de Gaspé, com vários contratempos pelo caminho. Utilizando uma tenda emprestada, Laliberté teve que lidar com a insatisfação dos artistas europeus pela inexperiência do circo."


No dia 30 de Agosto de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


A origem do CIRQUE DU SOLEIL

“Em 1984, a cidade de Quebec celebrava o 450º aniversário da descoberta do Canadá pelo explorador francês Jacques Cartier (1491-1557). Os órgãos do governo precisavam de um show que pudesse abraçar todas as festividades pensadas e propostas para serem realizadas ao longo da província. 


Com esta oportunidade, Guy Laliberté, juntamente com Daniel Gauthier, apresentou o projecto de um show chamado CIRQUE DU SOLEIL (Circo do Sol), o qual foi bem recebido pelos organizadores e patrocinadores da festividade. O conceito era totalmente novo: uma extraordinária mistura teatral de artes circenses e de rua, apresentada numa embalagem de fantasias extravagantes e loucas, sob luzes mágicas e acompanhadas de uma música original. 

O primeiro espectáculo, baptizado de “Le Grand Tour Du Cirque Du Soleil”, foi apresentado na pequena cidade de Gaspé, com vários contratempos pelo caminho. Utilizando uma tenda emprestada, Laliberté teve que lidar com a insatisfação dos artistas europeus pela inexperiência do circo. No entanto, os problemas foram resolvidos e o espectáculo foi um sucesso e realizado em onze cidades da província do Quebec. 

A partir daí, a companhia cresceu, passou a contar com cada vez mais artistas e o CIRQUE DU SOLEIL foi tomando forma. Com a realização da primeira turnê, eles puderam realizar as primeiras tarefas básicas para a formação de um grupo realmente sério. Estabeleceu-se também a meta de apresentar o seu show em todos os lugares possíveis. Desde então, o CIRQUE DU SOLEIL não parou mais. No ano seguinte o circo deixava a sua província natal para fazer o seu primeiro show na vizinha província de Ontário. Inicialmente, realizava as suas turnês somente com um show de cada vez.” via Mundo das Marcas

Abraços saudáveis


Nenhum comentário: