terça-feira, 4 de outubro de 2016

E assim surgiu o ar condicionado


No dia 8 de Julho de 2013, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

E assim surgiu o ar condicionado 

A história do ar condicionado começou no tórrido e húmido verão nova-iorquino de 1902. Uma indústria gráfica enfrentava problemas com as suas impressões, pois a humidade excessiva do ar era absorvida pelo papel, gerando assim imagens borradas e escuras. O jovem engenheiro Willis Carrier acreditava que poderia reverter esse problema e por isso desenhou uma máquina que fazia o ar circular por dutos resfriados artificialmente. O processo, que controlava a temperatura e humidade da fábrica, foi o primeiro exemplo de condicionamento mecânico de ar.

Não demorou para que o sucesso da invenção se espalhasse pelo país, sendo a indústria têxtil o primeiro grande mercado para o condicionador de ar, e depois difundido também em outros sectores, como na fabricação de papel, produtos farmacêuticos e tabaco. A primeira aplicação residencial do ar condicionado foi numa mansão de Minneapolis, em 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh. O sistema introduzia humidade extra num berçário de partos prematuros, ajudando a reduzir a mortalidade causada pela desidratação.

Nos anos 20, o ar condicionado começou a ser instalado em locais públicos. O aparelho teve seu "debut" em 1922, no Grauman's Metropolitan Theatre em Los Angeles e tornou-se uma peça fundamental para o crescimento da indústria cinematográfica pois, nos meses de verão, a frequência dos cinemas caía muito, levando ao encerramento de várias salas.


Fonte: Carrier

Abraços saudáveis



Nenhum comentário: