sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

"O quadro é muito semelhante ao pintado por Almada dez anos antes para o restaurante Irmãos Unidos, no Rossio, antigo ponto de encontro do grupo do Orpheu, que a Calouste Gulbenkian tentou comprar na década 60. Não conseguindo finalizar a compra, a fundação encomendou um novo a Almada Negreiros, que é um espelho do primeiro (Fernando Pessoa está virado para a direita, enquanto no primeiro está virado para a esquerda). O primeiro retrato, que se encontra permanentemente exposto na Casa Fernando Pessoa, também será integrado na exposição."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

"Quase 25 anos depois da última grande exposição, o nome de Almada Negreiros vai voltar a forrar as paredes da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Por pendurar estava apenas uma série de pequenos quadros e um dos mais famosos retratos que Almada realizou — o de Fernando Pessoa, encomendado pela Gulbenkian em 1964.
O quadro é muito semelhante ao pintado por Almada dez anos antes para o restaurante Irmãos Unidos, no Rossio, antigo ponto de encontro do grupo do Orpheu, que a Calouste Gulbenkian tentou comprar na década 60. Não conseguindo finalizar a compra, a fundação encomendou um novo a Almada Negreiros, que é um espelho do primeiro (Fernando Pessoa está virado para a direita, enquanto no primeiro está virado para a esquerda). O primeiro retrato, que se encontra permanentemente exposto na Casa Fernando Pessoa, também será integrado na exposição."

Para ler o artigo completo, clique aqui

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: