quarta-feira, 8 de março de 2017

"(...) um homem compra um pedaço de carne num talho de Paris. (...) Quando o Visconde viu o papel que embrulhava a carne, reparou que eram páginas escritas e de imediato reconheceu a letra. Eram originais de Honorè Balzac. "


No dia 5 de Março de 2013, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :



Fim do século XIX, mais precisamente no ano de 1882, um homem compra um pedaço de carne num talho de Paris. Era o Visconde Spoelbech de Lovenjoul, um estudioso da obra do escritor Balzac. Quando o Visconde viu o papel que embrulhava a carne, reparou que eram páginas escritas e de imediato reconheceu a letra. Eram originais de Honorè  Balzac.

O escritor e a sua mulher, tinham morrido três décadas antes e os seus credores venderam as suas anotações pelo preço do papel. Isto dá uma ideia dos problemas do escritor e da desvalorização do seu trabalho. Balzac criou mais de 2000 mil personagens, que reapareciam em diversas obras, tanto nos romances, como nos contos, ora como protagonistas, ora como personagens secundários em diferentes épocas da história da França e das próprias vidas. Balzac chamou a estes “encontros” a Comédia Humana.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: