quarta-feira, 19 de julho de 2017

"A foto, além de histórica, tem uma importância ainda mais subtil. Embora a Web fosse um projecto científico, conectando cientistas em todo o mundo, a ideia de publicar a foto por 'diversão' aponta uma vocação natural da rede. A Internet existiria não só para conhecimento, mas para entretenimento."


No dia 18 de Julho de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :



"A foto abaixo, faz hoje vinte anos (25 anos dia 18/7/2017), e foi a 1a imagem a ser publicada na World Wide Web. O homem que fez o upload dessa foto foi Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web.
 
A foto foi tirada por Silvano de Gennaro e mostra as integrantes da banda de paródia Les Horrible Cernettes, Angela Higney, Michele de Gennaro, Colette Marx-Neilsen, Lynn Veronneau. Sim, o sobrenome Gennaro de Silvano e Michele não é coincidência, eles são casados. A banda de humor musical foi formada em 1990, por funcionárias do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). O nome CERNETTES vem de CERN e, ao que tudo indica,
LesHorribleCernettes foi escolhido porque as iniciais formam LHC, Large Hadron Collider, cujo projecto foi iniciado em 1984.
 
Tim-Berners Lee queria uma foto como teste para sua Internet. Nesse mesmo dia, um sábado, 18 de julho de 1992, Gennaro, empresário e compositor das letras das Cernettes estava na coxia do Festival de Música do CERN, esperando as meninas. Ele resolveu tirar uma foto promocional para a capa do CD das meninas. Elas fizeram pose e ele bateu a foto com uma Canon EOS 650.
 
Como Tim era amigo de todos eles e queria uma imagem como teste para sua WWW, ele scaneou a foto, pegou uma versão em .gif e deu um tapa do seu Photoshop da época em seu Macintosh.
Gennaro lembra que em 92/93, a web era usada apenas por físicos. E ele perguntou a Berners-Lee por que ele usaria uma imagem como aquela para teste. Tim respondeu: 
- Vai ser divertido.
 
Berners-Lee passou a foto para o programador do projeto Web, Jean-François Groff e a foto subiu.
A foto, além de histórica, tem uma importância ainda mais subtil. Embora a Web fosse um projecto científico, conectando cientistas em todo o mundo, a ideia de publicar a foto por 'diversão' aponta uma vocação natural da rede. A Internet existiria não só para conhecimento, mas para entretenimento."
Fonte: Rosana Hermann

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: