terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Muitos historiadores dizem que a rainha nunca disse esta frase. Mas como é que esse dito foi parar na boca de Maria Antonieta? A pista mais provável vem do livro Confissões, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, publicado pela primeira vez em 1778. Lá ele diz: “Recordo-me de uma grande princesa a quem se dizia que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: ‘Pois que comam brioche’”."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

No dia 16 de Outubro de 1793, Maria Antonieta, rainha de França, foi guilhotinada na actual Place de La Concorde, em Paris.
Sabia que a célebre frase “Se não têm pão, que comam brioches!” que teria sido dita por Maria Antonieta durante a sua coroação em 1774, quando soube que o povo das províncias francesas não tinha pão para comer, não passa de lenda?
Muitos historiadores dizem que a rainha nunca disse esta frase. Mas como é que esse dito foi parar na boca de Maria Antonieta? A pista mais provável vem do livro Confissões, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, publicado pela primeira vez em 1778. Lá ele diz: “Recordo-me de uma grande princesa a quem se dizia que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: ‘Pois que comam brioche’”. Os registos históricos disponíveis, entretanto, mostram que, na época da sua coroação, Maria Antonieta preocupava-se com a situação dos pobres. Numa de suas cartas à mãe, ela chega a comentar o alto preço do pão e acrescenta: “Tendo visto as pessoas a tratarem-nos tão bem, apesar de suas desgraças, estamos ainda mais obrigados a trabalhar pela felicidade deles”.
Fonte: Aventuras na História

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: