sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

"“Além de mim, todos os concorrentes desenharam um telhado que se assemelhava ao Monte Fuji. Mas achei que era impossível competir com a montanha que estava logo à frente, então fiz o contrário", comentou a Shigeru durante entrevista para o site designboom.”




Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

“Shiregu Ban inaugura museu em homenagem ao Monte Fuji
Estrutura revestida de madeira tem formas curvas e garante vista panorâmica para a famosa montanha japonesa

Cartão postal mais famosos do Japão, o Monte Fuji foi eleito, em 2013, um dos patrimónios mundiais da humanidade. Como forma de celebração, em 2014, o arquitecto Shiregu Ban foi seleccionado para criar um centro em homenagem à montanha. E, desde então, aguardamos ansiosos a inauguração da engenhosa estrutura cónica, que tem como ambição ajudar as futuras gerações a compreender e observar a importância do monte.
Os quase quatro anos de espera não foram em vão. Pouco antes de 2017 acabar, a cidade de Fujinomiya, no Japão, impressionou o mundo ao abrir as portas do Mt. Fuji World Heritage Centre. O complexo de 4,3 mil metros quadrados tem 5 andares que abarcam tudo que um museu exige, desde cafés, até salas de exposições, teatro e, claro, uma sala de observação com vista privilegiada para o venerado vulcão.
Mais do que ver e aprender sobre o Monte Fuji, os visitantes têm também a chance de “escalar” a simétrica montanha, sem sair do complexo. O truque se dá graças à uma rampa em espiral com 193 metros de inclinação - projectada por Shigeru para que todos pudessem experimentar a sensação de subir a montanha em si.
O projecto de Ban foi seleccionado após uma competição com outras 237 propostas e, segundo ele, se destacou pelo seu curioso formato – que lembra a própria montanha, mas invertida. “Além de mim, todos os concorrentes desenharam um telhado que se assemelhava ao Monte Fuji. Mas achei que era impossível competir com a montanha que estava logo à frente, então fiz o contrário", comentou a Shigeru durante entrevista para o site designboom.”
Fonte: Casa Vogue (Globo)
Abraços saudáveis