terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

"As peças são da altura em que Lisboa pertencia ao Império Romano, ou de quando todo o território estava ocupado pelos mouros. Há ainda artefactos fenícios e dos primeiros séculos depois de Cristo."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

"Foi há cerca de dez anos que começaram as obras para construir o hotel Eurostars Museum, na zona ribeirinha de Lisboa. Como em todas as construções nos bairros mais antigos da cidade — neste caso, perto de Alfama — sempre que se escava um buraco, descobre-se uma preciosidade arqueológica. Ou dezenas delas.
Todos esses artefactos foram guardados para serem expostos no hotel de cinco estrelas, que está em soft opening desde o final de janeiro. Há cerca de 150 peças em vitrines, junto da receção e no primeiro piso, que podem ser visitadas por toda a gente — hóspedes ou não.
As peças são da altura em que Lisboa pertencia ao Império Romano, ou de quando todo o território estava ocupado pelos mouros. Há ainda artefactos fenícios e dos primeiros séculos depois de Cristo.
A primeira muralha de Lisboa foi erguida no século I e chegou a rodear todo o centro da cidade. À medida que os anos foram passando, e a muralha perdeu utilidade, foram construídos vários palácios nobres que utilizaram essas paredes — um deles era o espaço que agora pertence ao Eurostars Museum. "

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: