domingo, 16 de dezembro de 2007

Marketing Pessoal - Uma Dimensão Estratégica da Vida (4a, 5a e 6a partes)


4ª, 5ª e 6ª partes do conteúdo do que foi apresentado pelo Prof. Cláudio Queiroz, nas palestras organizadas pela FAAP no ExpoManagement 2007, que levada á pratica, pode efetivamente melhorar a Qualidade de Vida de cada um nós.

Quarta etapa: formulação das estratégias
“OS CAMPEÕES SEMPRE TÊM UMA ESTRATÉGIA PARA REALIZAR SEUS SONHOS; NÃO TÊ-LA É APRENDER COM OS ERROS, E ÁS VEZES O PREÇO É MUITO ALTO” (Roberto Shinyashiki, em todos os segredos dos campeões).

Tão importante quanto definir o que se quer para a própria vida é planejar como se espera alcançar estes desafios. Nesse momento, identificarmos qual o melhor caminho para chegar ao objetivo. Vale ressaltar que cada caminhante tem um estilo pessoal. Tem gente que adora estradas planas, outros gostam de curvas perigosas, outros se realizam com uma ladeira, pois é a personalidade e o estilo de vida que definem o “como”.

É fundamental também listar a relação de parceiros ou colaboradores que podem nos auxiliar nesta caminhada. Surge aqui uma palavra muito citada no mundo contemporâneo: networking.
Alerto para a importância da família na definição do “como”, pois você pode criar sonhos sozinhos, mas precisará dos outros para torná-lo realidade. Conheço um executivo que se esqueceu de fechar o seu plano com a família, e esta não topou sair do país quando a empresa lhe propôs uma promoção como presidente em uma subsidiaria na Suíça.
Essa é uma etapa em que nossos valores definem nossa velocidade e os desvios que estamos dispostos a fazer. “Um ser humano precisa de poucos, mas tem que honrá-los, são seus valores”, afirmou certa vez o professor Dr. Reynaldo Marcondes.

Ainda nesta mesma dimensão, é relevante deixar registrado que crenças e valores podem ter uma dimensão propulsora ou restritiva. Sendo restritiva, faz-se necessário revê-los, e esta tarefa, em muitos casos não é fácil. Charles de Gaulle afirmou: “As distâncias maiores que deveremos percorrer estão dentro de nós mesmos”.

Quinta etapa: implementação das estratégias
“TEM UMA HORA QUE VOCÊ TEM QUE TIRAR DO PAPEL E EXECUTAR” (Amir Klink)
Esta é a etapa em que distinguem os vitoriosos dos demais. Fazer planos maravilhosos, embora não seja algo tão fácil, é mais comum de se efetivar; entretanto, pôr em prática exige foco, disciplina e competência, como já foi citado.

As competências “planejamento”, “tomada de decisão”, “orientação ao resultado”, “relacionamento inter e intrapessoal”, “negociação”, “criatividade e inovação” e “gestão de mudança” são fundamentais nesta etapa.

Um problema muito comum é quando a pessoa desiste dos seus objetivos ao se deparar com as primeiras dificuldades, principalmente quando não se formulou uma estratégia de forma adequada. Costuma-se dizer que é mais fácil encontrar pessoas que desistiram do que pessoas que não obtiveram êxito. Os que assim o fazem, geralmente procuram um culpado para se justificar ou se sentir melhor emocionalmente. Os tradicionais culpados escolhidos são coincidentemente itens que começam com a letra P: pais, professores, patrões, políticas do governo, parentes e o país.

Sexta etapa: controle
“É PRECISO OUVIR E ENTENDER AS ESTRELAS” ( Olavo Bilac)

É célebre a frase: “Tudo que não se mede, não se gerencia”. O controle é o velocímetro que sinaliza ou monitora o quanto se está próximo ou distante dos objetivos traçados e permite fazer as adequações necessárias.

Muitas vezes, as pessoas esperam alcançar seus objetivos para festejar. Eu aconselho uma comemoração a cada meta alcançada. Vale lembrar o segredo oriental: a felicidade também tem a ver com a jornada. Podemos e devemos sentir prazer e felicidade em fazer algo que nos aproxima dos nossos objetivos.

Esta é uma etapa em que a competência “percepção” é muito importante. Ler os sinais que o universo nos envia nos possibilita descobrir antecipadamente quantos buracos existem ao longo da estrada.

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