domingo, 17 de fevereiro de 2008

Podemos viver em SP (São Paulo), sem termos que ouvir que "SSPP"

Assisti ontem ao Workshop Anew – Qualidade de Vida na Terceira Idade e tive a oportunidade de ouvir a palestra do Dr. José Roberto Kater (ginecologista, obstreta, acupunturista e médico antroposófico, onde, como simples cidadão preocupado com as questões da saúde, absorvi várias informações importantes e práticas para repassar para os meus leitores (hoje e nas próximas semanas), conjugando-as com alguns trechos de vários artigos publicados na Folha de São Paulo deste domingo, sob o título principal “Pesquisa mostra que brasileiros comem mal”:

Primeira frase do Dr. Kater: “Bom dia futuros centenários” – infelizmente muito de nós ainda não entenderam a importância de investirmos hoje na saúde, tendo em conta o numero de anos que ainda vamos viver!“3ª idade pode ser a melhor fase da nossa vida”; “vamos ter de criar a 4ª idade (acima dos 90 anos)”; ”em 2100 acredita-se que possamos chegar aos 180 anos”

Para desfrutarmos tranqüilos este tempo “extra” que já é uma realidade, o Dr. Kater destacou 3 itens, onde o primeiro foi:
- alimentação adequada, onde a mastigação lenta tem um papel relevante. A digestão dos carboidratos começa na boca. Salientou a importância da água e de alguns suplementos.

A Folha de São Paulo de hoje deixa claro que neste quesito vamos sofrer bastante nos (muitos) últimos anos da nossa vida (Vivem no país cerca de 117 milhões de pessoas com sobrepeso ou obesidade). Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Luiz Vicente Berti), os brasileiros comem errado por pura falta de informação.(...) “A maioria da população tem hábitos muito ruins, que mais cedo ou mais tarde terão repercussões sérias na saúde.As pessoas aprenderam com a mãe e com a avó que a comida tem de ser pesada... Acham que comer bem é deixar o estômago cheio”(...)

À mesa, na cozinha, estavam o marido, as duas filhas e o pai. Bebiam guaraná. (...) "Sei que fritura não faz bem", admite Sueli, acrescentando, entre risos, não ter "dor de consciência" ao comer. "Até aceito ter problema de colesterol. Só não quero ficar de estômago vazio."
Concordo que inúmeros brasileiros ainda tem muita falta de informação sobre o que estão fazendo com a sua própria saúde, a dos seus filhos etc, ao adotarem um estilo de vida como o acima descrito pela Folha de São Paulo (falaremos nas próximas semanas sobre dados desconhecidos de muitos de nós), mas o comentário da Sueli revela que a falta de sentido critico, ou de definição de prioridades com base naquilo que já sabemos sobre a nossa alimentação, é igualmente grave!

Por isso, se não for pela saúde em sentido estrito, delas próprias, ou dos filhos que o façam tendo em conta uma anedota contada pelo Dr. Kater:

“Um homem fez um teste de virilidade e teve como resultado, SP. Perguntou o significado desta sigla e o médico respondeu-lhe: Super Potente. Anos depois o resultado do mesmo exame deu SSPP. Entusiasmado com o resultado o paciente aguardou a resposta do médico, achando que estava mais “saudável” do que nunca, mas recebeu como resposta: Só Serve Para Pipi”

Relembrando a saudação inicial do Dr. Kater, significa que quem não se cuidar hoje, poderá viver neste ultimo “estágio” descrito no parágrafo anterior, por muito anos! Nem que seja por isso, melhore o seu estilo de vida.

Nenhum comentário: