quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

"(...) Tua Enfermidade vem de Ti Mesmo e Tu Não Te Dás Conta"


Um artigo publicado na última Revista da Folha de São Paulo, pelos jornalistas Marianne Piemonte e Paulo Ribeiro, sobre a nutricionista holística Gillian Mckeith, levou-me a pesquisar mais sobre o tema em causa, tão pouco simpático, mas tão importante para a nossa saúde (entre outros problemas, cito, por exemplo, o câncer de intestino que já "é o segundo tipo de câncer maligno que mais acomete homens e mulheres nos centros urbanos do mundo" (público alvo dos meus artigos)).

Curioso saber que a Gillian Mckeith optou por se especializar no campo saúde e nutrição (aonde, entre outras funções, vai a casa das pessoas analisar as suas fezes!) , por causa de uma "enxaqueca interminável" e alguém a "orientou a seguir o caminho da alimentação saudável".

Apesar de alguma polêmica que existe sobre a metodologia por ela usada e a forma como se tornou uma celebridade no Reino Unido, algumas das respostas que transcrevo abaixo, coincidem com as opiniões de outros especialistas:

Porque analisar cocô? "(...) para obter uma visão geral do que acontece no organismo, (...)”.

Porque é necessário olhar as fezes antes de dar descarga? "Para ver como esta a cor, tamanho, formato, textura e cheiro. É uma análise que fala muito de sua digestão e do que se passa no seu organismo. Você deve olhar sem medo ou vergonha."

O que podemos observar sobre a saúde com tal tipo de análise? "O estado do fígado, a hidratação do corpo, o tipo de comida que se está comendo e a qualidade da sua digestão. Se a mastigação é apropriada, se faltam nutrientes em seu corpo, se há bactérias ruins ou deficiência em alguns tipos de gorduras vitais ao organismo. Vermes, parasitas, problemas no cólon. A lista é longa. Cocôs muito mal cheirosos, que deixam marcas na privada, são problemáticos. Assim como em bolinhas, pálido, mole, fino, ou despedaçado."

O que se deve analisar? "Deve-se ver se há pedaços de alimentos, se vai com a descarga ou se boia. Quantas vezes você se limpa com o papel higiênico? Se passar mais de cinco vezes o papel é sinal de que precisa de mim. Olhar o cocô pode salvar a sua vida. Sangue nas fezes pode ser hemorróidas ou algo mais sério. Os participantes do programa que têm o cocô mais fedido são os que comem sempre "junk food". Geralmente tenho que usar três máscaras e, ainda assim, o cheiro é horrível.”.

Como deve ser o cocô perfeito? "Deve ter cor de castanha-da-índia. Preto ou amarelo não me deixa feliz. Deve ter o formato de salsicha. O ideal é que fique atado ao bumbum assim que alcanca a água. Um bonito longo e grosso coco. Não deve ser muito fino nem ter um cheiro forte, daqueles que fazem você sair correndo do banheiro. Não deve haver pedaços de comida ou ser muito quebrado."

Qual segredo para o intestino funcionar bem? "Os alimentos que ingere, quanto de água toma-se diariamente e exercícios. Uma boa sugestão é tomar um copo de água morna toda a manhã, seguido por uma xícara de chá de urtiga e uma salada de frutas (N.A.- os meus clientes sabem que existem alternativas saudáveis!). Também ensino os meus pacientes a abaixar lentamente (como se fossem ficar de cócoras), antes de se sentarem no vaso. Isso irá criar um movimento de ondas no intestino para que o cocô saia confortavelmente (N.A.- tal como caminhar, correr, etc, também ajuda!). Outra ideia é arrumar um banquinho de 30 cm de altura. Coloque os pés no banco quando sentado na privada, isso estimula uma posição que proporciona evacuação completa. Se não tiver o banquinho, use pilhas de jornal." Relembro os meus leitores que (informação tirada do site www.colonterapia.com.br )

Como nos alimentamos em média 3 vezes ao dia, deveríamos evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após cada refeição como fazem os bebês que ao mamar em seguida evacuam isso devido ao reflexo gastro-cólico.

As fibras desempenham papel fundamental na manutenção fisiológica do intestino e das vilosidades. Atuam mecanicamente na limpeza da mucosa intestinal, evitando acúmulo de toxinas e resíduos, além de participarem da regulação hídrica do bolo fecal. Assim contribuem para uma evacuação satisfatória. Quando consumimos pouca quantidade de fibras, compromete esta limpeza, acumulando toxinas e aumentando a permeabilidade intestinal.

Considero o conteúdo desta mensagem, como algo que todos podemos fazer, como forma preventiva e em tempo útil. Se não gostarem do que virem ou cheirarem, priorizem um tempo para fazerem algo em prol da vossa própria saude. A família e a empresa onde trabalham, com certeza agradecerão essa vossa ATITUDE.

"Tua Medicina Está Dentro de Ti, E Tu Nao Sabes. Tua Enfermidade vem de Ti Mesmo, E Tu Não Te Dás Conta" (Hyazrat Ali, tirado do site www.hidrocolon.com.br ).

Nenhum comentário: