domingo, 3 de fevereiro de 2008

Podômetro (ou pedômetro) - ferramenta que gera saúde, diversão e ainda une a família


A dupla nutrição saudável e o “não sedentarismo”, tem um impacto enorme na nossa Qualidade de Vida e hoje vou compartilhar mais um exemplo prático da importância de definirmos objetivos e termos como monitorá-los de uma forma simples.

Sempre procurando soluções que façam a diferença e que sejam acessíveis á maior parte dos meus clientes e leitores, recebi no Natal passado, um podômetro (aparelho que entre outras funções, calcula o número de passos que damos por dia!).

Defini um objetivo, considerado por muitos especialistas como um número mínimo que uma pessoa saudável deveria fazer diariamente: 10.000 passos por dia
Quarenta dias depois, tinha 433.708 passos acumulados (33.708 passos acima do objetivo acumulado para o período).
Algumas conclusões sobre o que vivenciamos em casa :

a- Vários dos dias, foi fácil alcançar os 10.000 passos, porque já incorporei o hábito de usar escadas em vez de elevadores e de fazer o máximo de coisas a pé, inclusive ir a reuniões com clientes que fiquem num perímetro aceitável do ponto de partida onde estou em cada momento.

b- Quando não tenho reuniões (é impressionante como o mundo virtual nos vai permitindo resolvermos tudo em frente desta máquina a que chamamos notebook), a média de passos caía para algo em torno de quatro a seis mil passos (atenção para quem faz tudo de carro, este número, sem outro tipo de atividade física, classifica a pessoa como sedentária)

c- Então como tinha uma meta a alcançar e um meio de controlar o desvio em cada momento, tinha que encontrar algumas soluções práticas e três delas foram:
c.1) se tinha que ir ao banheiro por exemplo, em vez de fazer o caminho mais curto fazia um trajeto mais cumprido. Idem quando ia á cozinha, etc
c.2) saia para dar umas voltas no quarteirão, no final do dia
c.3) mas a mais lúdica é, quando por exemplo, faltavam cerca de dois mil passos e digo á minha filha Carolina (4 anos): “filha, o papai precisa de fazer 2 mil passos!”. Ela vem a correr e orienta toda a operação que variava entre marchar pela casa, pular em cima da cama, jogar de esconde esconde, dançarmos, etc

RESULTADOS:
1- Média de 10.842 por dia (8,4% acima do objetivo)
2- Mais saúde
3- Mais um pretexto para me divertir com a Carolina (a mãe Sandra, por vezes também se junta á brincadeira)
4- Exemplo de pai para filha sobre hábitos saudáveis
5- Mesmo quando já tenho os 10.000 passos feitos, várias vezes a Carolina pergunta – “papai, vamos brincar de podômetro?”, o que gera ainda mais união na família

Uma dica para as empresas que vendem podômetros. Incorporem estes benefícios reais, na divulgação que façam dos vossos produtos.

Abraços saudáveis e Bom Carnaval (quem já tiver o seu e samba no pé, com certeza vai validar que fará mais do que 10.000 passos dia, até á próxima terça feira).

Nenhum comentário: