domingo, 31 de agosto de 2008

Gergelim - elimina gorduras via dupla cálcio e ômega3


Para que possamos ir entendendo o porquê ser importante determinados alimentos constarem da nossa lista de compras, apresento algumas conclusões retiradas da leitura de um artigo (que podem ler na íntegra clicando aqui) de autoria da Thaís Cavalheiro:

- O Gergelim é rico em cálcio e ômega3

- "(...) o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura.

- O cálcio "também atua no aproveitamento da insulina, o hormónio que regula o metabolismo e a fome." Um correto funcionamento daquela (insulina), também evita o aumento do tecido adiposo.

- A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se porém que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos?
É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno.
Consequentemente,não será necessário armazenar gordura.

"RECEITA DO TAHINE (nome como é conhecida a pasta de gergelim na culinária árabe)

O modo de preparo é muito simples: toste na frigideira 1 xícara de gergelim sem pele. Espere esfriar e bata no processador, ligando e desligando, até obter uma farofa. Bata por mais alguns minutos para que o óleo das sementes se solte e adquira a consistência de pasta."

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: