sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Xícaras de chá sem alça - você sabe porquê?

Escrever continuamente sobre Qualidade de Vida, com um foco grande na área da saúde, tem a vantagem de fazer com que amiúde, receba de leitores meus, arquivos e links, com conteúdos interessantíssimos.
Hoje recebi o seguinte texto (obrigado Élio):

“Uma curiosidade oriental é o motivo da xícara de chá não ter alça, naquela região do mundo.

A razão é simples: se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurá-la, é porque pode fazer mal.
Isso deve ser assim mesmo, pois normalmente, em termos de saúde, os chineses sabem das coisas.

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas.
Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que lá permanecerão por mais tempo.

Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Deveríamos adotar este hábito!

Concordo totalmente com a questão do chá morno. Quanto à ausência de alças, acredito que possa corresponder à realidade, até porque no mínimo.... faz sentido!

Desde já agradeço os comentários de quem eventualmente se dedique ao estudo de hábitos nestas matérias. Com certeza agregariam muito valor a este tópico.

Abraços saudáveis

2 comentários:

Leonardo Lovo disse...

Muitíssimo interessante essa história das xícaras de chá sem alças, João. E faz todo o sentido sim, acredito que proceda.
Abraço,
Leonardo Lovo

Anônimo disse...

Uma dica muito interessante ,vou adota-la