sábado, 23 de agosto de 2008

Primeiro, as coisas que realmente importam!

Tenho a sorte de pertencer a uma rede social de talentos portugueses espalhados pelo mundo, com cujos membros tenho trocado idéias riquíssimas em diversas áreas. Hoje ao ler a mensagem abaixo publicada pelo José Augusto, de imediato senti vontade de partilhá-la com os meus leitores, porque tem tudo a ver com Qualidade de Vida:

(...). No downshifting procura-se investir mais numa vida mais calma (passo o pleonasmo), com tempo para aquelas coisas que nos são essenciais e que nos apaixonam e consequentemente com uma maior qualidade de vida (não centrada numa componente material).
(...)
Deixo-vos esta pequena história que de certa forma aflora o conceito de definição de prioridades e do que é importante:

“Um professor diante da sua turma de Filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que “sim”.

O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou para dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que “sim”.

De seguida o professor pegou numa caixa de areia e vazou o conteúdo no frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente a turma. Os alunos responderam-lhe com um “Sim” retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco preenchendo todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.

Qd os risos terminaram, o professou comentou: Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como a trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.

Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastarmos o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia”

É nesta ponderação e definição de prioridades, do que é areia, o que são as bolas de golfe, e de que fósforos é temos mesmo necessidade, que existem pessoas que iniciam uma forma de estar (chamemos filosofia de vida) que actualmente denominamos de downshifting, a qual inclui a atribuição de uma menor prioridade às componentes mais materialistas.

A pouco e pouco, acreditando que os meus leitores já incorporaram alguns novos hábitos saudáveis quanto à alimentação e não sedentarismo, irei introduzindo outro tipo de tópicos que também nos fazem muito bem (a nós e aqueles de quem mais gostamos!)

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: