sábado, 23 de agosto de 2008

Sem duvida o leite materno ainda é a melhor opção!


Partilho com vocês, uma mensagem que enviei para uma médica portuguesa que, numa atividade extra profissional, está colaborando na mudança de hábitos de várias pessoas:

Entendo a tua preocupação e apesar de ser um tema polémico, vou escrever algo mais sobre ele, para aqueles que estejam mais desinformados.

Mesmo o leite materno já não sendo tão puro como o era antes (por causa das condições ambientais dos dias de hoje e do estilo de vida das jovens mães - e como deverei escrever amanhã, do estilo de vida que as suas próprias mães tiveram) continua a ser a MUITO MELHOR do que o leite de vaca e passo a explicar:

Tecnicamente falando, qualquer ser humano, apenas necessita do leite materno da mãe, nos primeiros meses de vida. Dizem-nos que o leite é uma alimento muito nutritivo, nomeadamente por causa da sua proteina e do cálcio. Eu, e muitas outras pessoas que conheço, só tomamos leite excepcionalmente (porque não somos radicais e por vezes pode-nos apetecer beber ou não termos mais opções por perto) e as nossas análises, para além da nossa energia, etc, validam que aquele não nos faz falta nenhuma (temos é uma alimentação balanceada e não somos sedentários).

Claro que para quem se alimenta de uma forma errada, pode ser melhor tomar leite do que tomar ainda mais refrigerantes, doces, etc, mas aí estamos a falar de um mal menor.

E porque é que eu digo que é um mal menor (para não ser muito agressivo!)?

Porque hoje em dia, criar gado nos pastos em sistema rotativo, etc, virou excepção.
O grande volume está no "modernos" sistemas de confinamento, onde um animal ruminante é dada ração de milho com promotores de crescimento para crescer mais rápido. Para quem estude um pouco o aparelho digestivo de uma vaca, vai ver que ao se alimentar assim, ela vai ficar doente (ou menos saudável) e aí entram os antibióticos, como parte da dieta (para além de em regime confinado, as fezes virarem pó, que é inalado, vai para os olhos, etc). Ou seja, o leite moderno é bom para quem o vende e não para quem o consome.

Muito mais poderia escrever sobre este tema, mas deixo-vos com dois links e com a certeza que a MELHOR OPÇÃO para o bebé é o LEITE MATERNO.

"Dificilmente obteremos uma explicação melhor sobre de onde vem a nossa comida" (The New York Times)

O leite;

A única forma do consumidor final sair ganhando é continuarmos o trabalho que estamos fazendo em conjunto com outros que não tenham receio de dizer algumas verdades, até que a população de uma forma geral, não aceite mais ser enganada com publicidade enganosa, á custa do dinheiro que ela própria financia

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: