sábado, 13 de setembro de 2008

Métodos naturais que usam o corpo para "reprogramar" o cérebro emocional

A pouco e pouco irei introduzindo temas relacionados ao estado do nosso cérebro e o seu impacto na saúde de cada um de nós. É um tema um pouco mais complexo, mas é importante entendermos um pouco mais sobre como gerir aquele de forma a conseguirmos alcançar uma melhor Qualidade de Vida.

“Uma abordagem diferente

Hoje, novos tratamentos emocionais estão sendo divulgados em todo o mundo, tratamentos que não a psicanálise convencional ou o Prozac. Durante cinco anos (...) , estudamos como aliviar a depressão, a ansiedade e o stress com um leque de métodos naturais que se baseiam mais nos mecanismos de cura natural do corpo do que na linguagem das drogas.
(...)
- Dentro do cérebro há um cérebro emocional, um verdadeiro “cérebro dentro do cérebro”. (...)
- O cérebro emocional controla tudo o que governa o nosso bem-estar psicológico, assim como grande parte da fisiologia física; o bom funcionamento do coração, a pressão sanguínea, os hormônios, o sistema digestivo e até o sistema imunológico.
- Problemas emocionais resultam de disfunções no cérebro emocional. Para muitas pessoas, essas disfunções originam-se de experiências dolorosas do passado – que não têm nenhuma relação com o presente – e que, no entanto, continuam a controlar seu comportamento.
- A principal meta do tratamento é “reprogramar” o cérebro emocional para que ele se adapte ao presente em vez de continuar a reagir às experiências passadas.
Para atingir tal resultado, em geral é mais eficaz usar métodos que agem via corpo e que influenciam diretamente o cérebro emocional do que usar abordagens que dependam totalmente da linguagem e do raciocínio, aos quais o emocional não é tão receptivo.
- O cérebro emocional contém mecanismos naturais para se autocurar: um “instinto para curar”. Esse instinto para curar abrange a habilidade inata do cérebro emocional em descobrir equilíbrio e bem-estar, comparáveis a outros mecanismos de autocura do corpo, como a cicatrização de uma ferida ou a eliminação de uma infecção. Métodos que agem via corpo se encaixam nestes mecanismos.”

Com estes trechos tirados do maravilhoso livro “CURAR” do Dr. David Servan-Schreiber, gostaria que os meus leitores dessem mais atenção a este tipo de questões e começassem a entender o porquê de algumas reações daqueles que amamos, amigos e colegas, pois só assim os conseguiremos de alguma ajudar bem como nos ajudarmos a nós próprios.

Ao longo do tempo iremos dando continuidade à troca de idéias sobre esta questão.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: