domingo, 12 de outubro de 2008

Coerência Cardiaca é fundamental para a nossa saúde - parte 3

"(...) emoções negativas, tais como a raiva, ansiedade, tristeza e até preocupações comuns, reduzem muito a variabilidade cardíaca e semeiam o caos em nossa fisiologia. Por outro lado, emoções positivas, como alegria, gratidão e sobretudo amor, parecem promover a maior coerência. Em poucos segundos, essas emoções induzem uma onda de coerência imediatamente visível no registro da freqüência cardíaca. (...) os períodos caóticos em nossa fisiologia diária produzem uma verdadeira perda de energia vital. Em um estudo envolvendo milhares de executivos, mais de 70% se descreveram como "cansados", seja "a maior parte do tempo" ou o "tempo todo". E 50% deles disseram que estavam "exaustos". (...) As agressões diárias ao equilíbrio emocional, quando sustentadas a longo prazo, sugam a energia, e os levam a sonhar com um emprego diferente ou, em suas vidas privadas, com outra família, com outra vida.(...)
A coerência da variabilidade pode economizar energia (...) seis meses após uma sessão de treinamento em coerência cardíaca, 80% dos executivos (...) não se declaravam mais exaustos (...). Reduzir a inútil perda de energia talvez seja tudo que é necessário para restaurar a vitalidade natural (...)
Em experiências de laboratório, a coerência permite que o cérebro trabalhe com mais rapidez e acuidade.
(...) em um estado de coerência temos melhor domínio do mundo exterior. (...)
Em vez de tentar produzir continuamente circunstâncias externas ideais, temos de começar a controlar o que está dentro - nossa fisiologia. Ao reduzir o caos fisiológico, e ao maximizar a coerência, automaticamente passamos a nos sentir melhor. Melhoramos nossos relacionamentos com os outros, nossa concentração, nossa performance e nosso lucro. Pouco a pouco, as circunstâncias ideais que buscamos o tempo todo começam a surgir por si sós, mas esse fenômeno é como um subproduto, um benefício secundário da coerência. Uma vez que tenhamos dominado nosso próprio ser interior, o que acontece no mundo exterior tem menos poder sobre nós. E passamos a ter, inclusive, maior controle sobre o mundo."

Caros leitores, alguns de vocês se revê atualmente no exemplo acima apresentado?

No próximo artigo sobre este tema (acredito que na segunda feira), abordaremos a questão dos exercícios simples que podem melhorar e muito, a vossa Qualidade de Vida (saúde, segurança, etc)

Abraços saudáveis,



Nenhum comentário: