domingo, 19 de outubro de 2008

Coerência Cardiaca é fundamental para a nossa saúde - parte 4

Hoje retomo o tema da coerência cardíaca com uma sugestão prática de como começar a incorporá-la no seu dia a dia:

"A prática da coerência cardíaca traz para si muito da sabedoria milenar, das técnicas tradicionais usadas em ioga: atenção, meditação e relaxamento. O primeiro estágio consiste em voltar sua atenção para o interior. Antes de tudo, você deve pôr de lado suas preocupações, por alguns minutos. Você tem de estar disposto a se manter à margem dessas preocupações para poder dar ao seu coração e ao seu cérebro um tempo para que possam recuperar o equilíbrio e a intimidade.
A melhor maneira de fazer isso é começar inspirando, profundamente, duas vezes. Isso irá estimular imediatamente o sistema parassimpático e começar a aplicar, de leve, o "breque" fisiológico. Para maximizar o efeito , sua atenção deve permanecer focalizada na respiração até que tenha terminado de exalar, e, então, você deve ficar sem respirar alguns segundos antes de inspirar novamente. A questão é deixar sua mente se mover com a expiração até que ela se torne leve e suave dentro do peito. (...)
Enquanto continua respirando lenta e profundamente (mas sem esforço), visualize - e realmente sinta - cada inspiração e cada expiração (...). Imagine que cada tomada de oxigênio nutre seu corpo e cada expiração o livra de resíduos de que ele não mais precisa. Imagine o movimento lento e dócil da inspiração e da expiração, que banham o corpo com esse ar purificador e calmante. Imagine que elas estão ajudando seu corpo a usufruir da dávida da atenção e da pausa que ele está recebendo de você."

O médico David Servan-Schreiber, diz-nos que seria ótimo, fazermos estes exercícios, durante 5 minutos quando acordássemos, na hora do almoço e antes de nos deitarmos.

Respeite o seu corpo e a sua saúde, reservando uns minutos do dia para si!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: