sábado, 18 de outubro de 2008

Focar no AGORA também é Qualidade de Vida!

Porque acredito que para termos mais Qualidade de Vida, precisamos de fazer algumas mudanças e quando mais cedo as fizermos melhor, publiquei hoje, em outro fórum, o seguinte:

(...) Independentemente da história única de cada um, existem alguns princípios que quando seguidos, nos ajudam a desfrutar de mais e melhores momentos no agora.

"Quem confunde o hoje com o amanhã, isto é, quem não entende a diferença entre essas duas coisas, misturando sempre o hoje com o amanhã, nunca pode realizar sua concentração, focalização, solução e vivificação. O "hoje" é o foco do passado e do futuro. O agora não é ontem e nem amanhã. O "agora" é o ponto central do contato entre o corpo [passado] e a mente [futuro]. O agora, este momento, é o resultado do passado e, simultaneamente, o causador do futuro. O agora é o ponto central compatível da concentração conseqüente, onde encontramos todas as capacidades e possibilidades do passado e do futuro. Por essa razão, se não focalizarmos a força do passado e a força do futuro, no agora, o momento perderá o único lugar onde se realiza a concentração e a localização da nossa vida finita e infinita, separando as duas forças, a do passado e ado futuro, não havendo encontro e aproveitamento. A esse estado desencontrado e desaproveitado do momento, chamamos de infelicidade, tristeza, doença, preocupação , insegurança, medo, etc. Na maneira de pensar, na maneira de falar, na expressão e atitude, na postura, enfim, em qualquer procedimento, todo e qualquer movimento é a confirmação ou não do foco exato.

Focalize bem seu passado e seu futuro no foco de agora, do momento, concentrando toda a capacidade interior e exterior da sua personalidade. Lance! Aposte! Jogue sua vida inteira no agora, neste momento, desapegando-se, descascando-se. selecionando-se, purificando-se, simplificando-se, transformando-se, vivificando-se e concentrando-se constantemente.

Se não encontrar seu passado e seu futuro no agora, neste momento, nunca chegará a nenhum lugar onde possa encontrá-los. O foco é o único momento que manifesta a maior energia da criação destrutiva e construtiva, simultaneamente. Por isso, se alguém ainda se encontra apegado, com preocupação, inquietude, inópia, insatisfação, insegurança, medo, ilusão, indecisão, infortúnio, doença, desconfiança e angústia, isso é uma imagem distorcida, embaçada e fora do foco da sua vida dinâmica, como a imagem embaçada e distorcida consequente da falta de focalização, como no caso das máquinas fotográficas.
O agora, o momento, é o túmulo da nossa vida passada, como também é o berço da nossa vida futura. Ele faz desaparecer e aparecer, enterra e faz germinar, destrói e constrói, consome e produz, limita e liberta ao mesmo tempo. (...)"

Belas palavras de Tomio Kikuchi, retiradas do seu livro "Autocontrole mental", que podem ajudar qualquer um de nós em qualquer situação, a definir as verdadeiras prioridades da vida e agirmos nesse sentido, agora!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: