quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mulheres acima do peso são 4 vezes mais propensas a desenvolver câncer, enquanto a obesidade aumenta o risco em 6 vezes!

A Folha de São Paulo publicou ontem, dia 27, o artigo “Mulheres não sabem que câncer atinge mais obesas, diz pesquisa” , que considero de extrema importância, tendo em conta algumas das conclusões que se podem tirar da sua leitura:

“Além de evitar pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares, quem se preocupa em manter um peso saudável pode contar com uma motivação a mais: prevenir o câncer.

(...) há evidências "fortemente sugestivas" de que o excesso de peso seja fator de risco para o surgimento de tumores como os de pâncreas, vesícula e próstata.

(...) nos EUA, essa ligação ainda é pouco conhecida. Das 1.545 voluntárias entrevistadas, 58% não sabiam que mulheres obesas correm mais risco de ter câncer de endométrio -a camada que reveste o útero internamente.

De acordo com os pesquisadores, mulheres que estão acima do peso são quatro vezes mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer, enquanto a obesidade aumenta o risco em seis vezes. "Escolhemos o câncer de endométrio porque ele detém a mais forte associação com a obesidade", disse à Folha a coordenadora da pesquisa, Pamela Soliman, do M.D. Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas.

Segundo Soliman, as entrevistadas tinham um nível de escolaridade maior do que a média dos americanos, e o fato de haver um desconhecimento considerável mesmo nesse grupo torna a questão "ainda mais forte". "É preciso encorajar os médicos a conscientizarem os pacientes sobre o tema", diz.

Para especialistas brasileiros (...), a situação por aqui [no Brasil] deve ser tão ou mais preocupante.

"(...)Acho que no Brasil o desconhecimento seria maior. Inclusive há médicos que não têm essa informação, apesar de haver fortes dados nessa linha", diz o endocrinologista Amélio Godoy, presidente do Comitê Internacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

"A crescente prevalência de sobrepeso e obesidade em pré-adolescentes e adolescentes deve aumentar a incidência de câncer no futuro", afirma um relatório deste ano da Sociedade Americana de Câncer.

"(...) Quem está acima do peso tem refluxo com mais freqüência, e o conteúdo ácido que volta pode irritar a mucosa, tornando a pessoa mais predisposta ao câncer", diz o oncologista Paulo Hoff (...).

Outra explicação para a associação entre sobrepeso e câncer se refere à maior ocorrência, em obesos, de resistência à insulina (quando as células precisam de mais insulina para internalizar a glicose). Essa insulina, circulando em maior quantidade, ativa enzimas e fatores de crescimento que estimulam algumas células tumorais, explica Amélio Godoy.

Para Paulo Hoff, porém, a hipótese mais importante envolve a pior qualidade da dieta e o sedentarismo que em geral são mantidos por pessoas obesas. Como alimentação pouco saudável e falta de exercício são fatores de risco para o câncer, isso ajudaria a explicar a relação entre o sobrepeso e a doença. "A mensagem é que é preciso melhorar a dieta e a prática de atividades físicas. São medidas simples, baratas e de impacto."

De uma coisa eu tenho a certeza, para os meus leitores esta associação entre sobrepeso/obesidade e o câncer não é novidade. Para os responsáveis de RH, ressalto a mensagem do Dr. Paulo Hoff é preciso melhorar a dieta e a prática de atividades físicas. São medidas simples, baratas e de impacto”.

E para os médicos menos atentos, acredito que esteja na altura de falarem com os seus pacientes sobre esta triste tendência, que cada vez mais atinge os NOSSOS FILHOS.

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: