sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Investir em saúde gera "juros/dividendos" de até MAIS 12 anos com SAÚDE (é uma boa taxa não é?)

Eu sei que nem todos se preocupam com o futuro e não poupam nada no presente. Por outro lado existe um número significativo de pessoas, que deixa de aproveitar alguns "bons momentos hoje", para ir criando uma aposentadoria tranqüila lá na frente.

Até aqui sem novidades. Mas agora pergunto o seguinte aos meus leitores que se encaixam no último perfil:

por que uma grande maioria, não age da mesma forma relativamente à sua saúde, não no sentido de trocar saúde hoje por saúde amanhã, mas investir em saúde hoje, para beneficiar dela ainda hoje e principalmente amanhã?

Sei que fazer isso com dinheiro é mais fácil visualizar os juros/dividendos, etc do capital aplicado no presente, mas os resultados de um estudo publicado no jornal médico britânico The Lancet, dizem-nos que:

"Nos países europeus, a expectativa de vida para os homens na faixa dos 50 anos varia cerca de nove anos, já a diferença entre os anos de vida saudável é enorme.

Em 2005, a expectativa de um homem estoniano com 50 anos era viver somente mais nove anos com boa saúde, ou seja, viver sem limitações. Já um típico dinamarquês poderia esperar mais 23,6 anos de uma vida saudável.

(...) é significativa a diferença entre a expectativa de vida e os anos vividos com boa saúde nos países da Europa Ocidental e do Leste."

Ou seja, se melhorarmos o nosso estilo de vida (investirmos em saúde, o que pode ser feito de uma forma prazerosa e ao ritmo de cada um) , poderemos receber como dividendos, até cerca de mais 12 anos com saúde.

Para além dos “juros/dividendos” que vão retirando ao longo do tempo (boa disposição, bom humor, boa aparência, mais capacidade de raciocínio, de leitura, etc), consideram que mais 12 anos da vossa vida com saúde, é um bom retorno de investimento, ou perguntando de outra forma, é algo que faz tanto ou mais sentido que os lucros das vossas aplicações financeiras?

Se sim, vamos começar a fazer algo nesse sentido ainda em 2008?

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: