sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Leite - verdades importantes para colocarmos em cima da mesa

Hoje vou escrever algo muito sensível, que mexe com muita gente e com muitos interesses, mas que não posso mais deixar de abordar, já que acredito que da troca de ideias, principalmente com médicos e nutricionistas, poderemos tirar conclusões importantes sobre como agir em prol da própria saúde, com este alimento.

E hoje publico um texto que reflete a opinião de um grande especialista na matéria, o Dr. Hiromi Shiya (fonte: Biyouki ni naranai okikata - vale a pena ver um vídeo dele de 9m 53s, para entenderem que estamos a falar de alguém altamente qualificado e digno de toda a nossa confiança):

" O leite é originalmente, alimento para bezerros. Nele contém alto teor de gordura. Assim que o leite é ordenhado, é colocado num tanque para ser misturado, pois, se não misturar, a parte gordurosa do leite se concentra toda na porção superior do tanque. A gordura sofre oxidação ao entrar em contato com o ar, ou seja, a gordura do leite é uma gordura oxidada.
O leite contém também muita proteína que ao sofrer o aquecimento se desnatura que é o caso do leite comercializado que é esterilizado por meio de altas temperaturas fazendo com que as proteínas se desnaturem e as enzimas sejam danificadas. Como o bezerro mama diretamente no úbere da vaca, o leite não entra em contato com o ar e por isso não faz mal ao seu organismo.
Existem experiências em que bezerros alimentados com leite comercializado no mercado morreram em 4 ou 5 dias.
No Japão, após ser introduzido o costume de beber leite, casos de alergias e atopias aumentaram consideravelmente.
O cálcio fornecido pelo leite é muito bem absorvido pelo organismo, por isso, se tomarmos muito leite, os níveis de cálcio no sangue aumentam rapidamente. O organismo reage a esse aumento e para restabelecer os níveis normais de cálcio, começa a excretá-lo pela urina. Porém, mesmo atingindo os níveis normais de cálcio, o organismo continua excretando este mineral, causando hipocalcemia.
Por outro lado, o organismo tenta recompor a falta de cálcio "roubando" dos ossos, ocasionando a osteoporose.
Além da osteoporose, a excreção exagerada do cálcio leva a formação de cálculos renais.
Por essas razões, a ingestão de leite e derivados deste deve ser feita cautelosamente, sem exageros."

Caro leitor, converse com o seu médico/nutricionista e peça-lhe para ele comentar o conteúdo deste artigo. Consoante o seu estado de saúde específico e os seus atuais hábitos alimentares e de (não) sedentarismo, poderá ser que se venha a surpreender com a resposta (como foi o meu caso há mais de um ano) que venha a receber!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: