sábado, 6 de dezembro de 2008

É importante olharmos para o nosso próprio umbigo!

Pode-se ler na Folha de São Paulo de hoje o seguinte (clique aqui para ler o artigo na íntegra):


"Saúde é o principal problema do país para 25% da população"

Diz o artigo que A saúde continua sendo considerada o principal problema do país e como área de pior desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. dos brasileiros afirmam espontaneamente que esse é o principal problema nacional, revela pesquisa Datafolha realizada entre os dias 25 e 28 de novembro.”

Em segundo lugar vem o desemprego e em terceiro a segurança. Também foram mencionados como problemas, a educação, fome e miséria, economia de modo geral e corrupção.

Pessoalmente considero extremamente positivo que a população coloque a saúde (a falta dela na realidade!) em primeiro lugar porque assim ficará mais fácil (menos difícil) cada um de nós entender, que uma boa parte da solução está dentro da própria família. Temos que dar o exemplo e educar os nossos filhos, a adquirirem hábitos saudáveis no que respeita à alimentação e o não sedentarismo.

É claro que o governo, a nível federal, estadual e municipal, pode contribuir para a implementação de programas de Qualidade de Vida, envolvendo palestras, conversas seguidas de monitoramento virtual e ou presencial por parte de equipes multidisciplinares, mas a população tem de estar receptiva para incorporar esse conhecimento.

Ou seja, o principal problema do Brasil é o baixo grau de educação nesta área especifica (infelizmente o Brasil não está só nesta matéria, mas as doenças dos outros não curam as nossas!).

Claro que o Brasil também tem de ter um melhor Sistema Nacional de Saúde, mas experimentem fazer um bom trabalho de casa e assistam a um enorme salto qualitativo na saúde da vossa família.

E termino perguntando, qual seria a classificação da rubrica saúde, se a avaliação dos principais problemas, fosse feita dentro de cada lar?

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: