terça-feira, 2 de dezembro de 2008

você consegue "calar sua mente e estar realmente presente..."?


Uma boa parte do que escrevo já é do conhecimento da maior parte dos meus leitores. Escrevo com o objetivo de, gradualmente, ir sendo uma espécie de "clic" interno, que fará com que cada um, encontre o seu próprio caminho na procura de uma Qualidade de Vida melhor.

Na semana passada, tive a honra de receber em mãos, do próprio autor, Eduardo Almeida (publicitário com extensão em Responsabilidade Social pelo ISAE/FGV, palestrante, consultor,....) o livro recém lançado "BUDÔ Quando o oriente ilumina o ocidente", onde a certa altura se pode ler:

"Os mestres e suas lições aparecem na hora certa

Mas somente quando o aluno está preparado para receber seu ensinamento. Podem surgir como um professor, um amigo, como a pessoa que você ama ou até sob a forma de quem você não gosta. Podem ser gentis ou severos, podem falar muito ou não falar nada. Podem ser mais ricos ou mais pobres que você. Podem ser de cores, raças e sexos diferentes.
Mas a lição só estará neles se você estiver disposto a ouvir. Se for capaz de sentir o que está além das palavras e de suas próprias opiniões. Se conseguir calar a sua mente e estar realmente presente por alguns breves minutos.

Se for capaz de rever seus conceitos, não transformando cada diálogo em uma luta pela posse da verdade em que existe um vitorioso.

Se for capaz de ver em todas as pessoas seus mestres, e não seus adversários, sentindo a conexão universal que une todos os seres.

As lições estarão neles se você for capaz de lhes sustentar o olhar sem que este demonstre raiva, arrogância ou ansiedade, os três grandes caminhos para o ego e o sofrimento.

Só estarão neles se você aprender em quantidades iguais com as pessoas que ama com aquelas de quem não gosta, ou mesmo aquelas que você pensa não gostarem de você.

Afinal os mestres só podem ensinar para aquele que já não diferencia a vitória da derrota e os amigos dos inimigos, entendendo que em tudo e todos existe o potencial para o aprendizado."

Caro leitor, será que os meus artigos (onde o mérito está nas minhas fontes), apareceram na hora certa?

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: