terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

(...) e os lenços ficarão mais tempo nos bolsos

Assisti hoje, num dos telejornais aqui em Lisboa, que estamos num período de pico, no que respeita ao número de portugueses com gripe. Para diminuir a probabilidade das crianças a contraírem, fizeram-se campanhas nas escolas, onde se ensina os alunos a lavar as mãos, a usar um lenço quando espirram, etc.

Como é óbvio, sou defensor deste tipo de metodologia, mas não posso deixar de compartilhar com os meus leitores, aquilo que pensei de imediato.

A minha filha Carolina, está com 5 anos e tem vivido entre cidades quentes e húmidas e outras muito frias (e também com dias muito húmidos) e até hoje, mal sabe o que é estar contispada ou com gripe.

Em nossa casa, simplesmente não se compram remédios para a gripe, xarope para a tosse (sim, porque os pais também nunca estão constipados nem engripados).

Tenho a certeza que o nosso melhor remédio, é o nosso Estilo de Vida, onde garantimos diariamente que as células do nosso corpo assimilem o mínimo de nutrientes essenciais, mastigamos e salivamos bem, bebemos água suficiente ao longo do dia e procuramos não ser sedentários.

Claro que o carinho e o amor que damos à nossa filha também é um óptimo antídoto contra a gripe, bem como a boa disposição, alguns exercícios de respiração, etc.

Tudo na dose "Q.B.", sem fundamentalismos, ao nosso ritmo e com muita tranquilidade.

Por isso, para além de ensinarem aos vossos filhos a lavarem as mãos e a usarem um lenço quando espirrarem, melhorem alguns hábitos dentro e fora de casa e vão ver que irão menos à farmácia e os lenços ficarão mais tempo nos bolsos.

Abraços saudáveis,

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas afinal que milagroso estilo de vida é esse? Pode descrever melhor?

João Marques disse...

É importante deixar claro que não há milagres e que é muito mais fácil do que a grande maioria das pessoas possa pensar.

Claro que existem vários níveis de reforço da nossa energia, boa disposição, reforço imunitário, etc, mas dir-lhe-ia que os passos mais importantes são:

a) adoptar novos hábitos de forma progressiva e sustentada. De pouco ou nada servem bons hábitos esporádicos

b) beber água (para um peso de 70 kgs, cerca de 1,5 a 2 litros de água, de preferência fora das refeições)

c) comer menos mais vezes ao dia - 3 refeições mais dois lanches de preferência

d) mastigar devagar e salivar bem

e) procurar garantir a assimilação dos nutrientes essenciais por parte das nossas células, via refeições balanceadas, de preferência com frutas e verduras da época, com variedade de alimentos, etc

f) se necessário for (para mim,fazem falta à grande maioria de nós, complementar minhas refeições com suplementos alimentares de marcas credíveis

g) deixarmos de ser sedentários (muito especialistas, consideram que quem faça 10.000 ou mais passos - cerca de 7,5km - tem uma vida activa (sugiro a compra de um pedómetro - vai ver que é uma meta atingível, na maior parte dos dias, usando escadas, deixando o carro mais longe, caminhar depois do almoço, etc

h) juntar alguns exercícios de respiração (bastam uns minutos por dia)

i) procurar trocar algum tempo de televisão por mais horas de sono

j) exercitar o cérebro, criando o hábito de leitura

h) ter pensamentos positivos, boa disposição, etc

Em resumo, conseguirmos, gradualmente e ao nosso ritmo, irmos melhorando em cada um dos tópicos acima descritos, ajudará a o "tal milagre" aconteça.

Abraços saudáveis

João Marques Carvalho