sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O homem (...) deve ser encarado como um mutante-deficiente para vitaminas

Como a grande maioria das pessoas ainda não dá a devida importância à qualidade da sua alimentação (assimilação diária e eficiente por parte das nossas células, dos nutrientes essenciais de que necessitamos), publico uma explicação interessante, tirada do site Palavra de Médico (Dr. Rogério M. Alvarenga). Os mais leigos não se preocupem com os termos mais técnicos do primeiro parágrafo, porque a mensagem mais importante está contida nos parágrafos seguintes.

"Como as vitaminas funcionam

O mecanismo de ação das vitaminas, que são ativas em quantidades mínimas, passou a ser melhor compreendido após a descoberta por Theorell e Waburg, de que as vitaminas poderiam ser componentes de coenzimas. Foi a Genética Bioquímica que nos ensinou como uma necessidade vitamínica pode originar-se: em decorrência de mutações faltam determinadas enzimas que participam da síntese de coenzimas.

Por esta falha a cadeia de síntese é interrompida, a coenzima ou respectivo precursor não são mais sintetizados e portanto devem ser introduzidos pela alimentação. Assim o homem, na verdade, deve ser encarado como um mutante-deficiente para vitaminas.

Naturalmente podemos nos perguntar quando, durante a evolução, surgiram estes mutantes-deficientes e por que elas não desapareceram pela seleção natural. A resposta provavelmente é a de que na "alimentação natural" as vitaminas existem em quantidades tão grandes que não há uma necessidade de síntese própria, e portanto não ocorre uma pressão da seleção natural. Apenas no nosso mundo civilizado ocorreu um afastamento da alimentação natural, de modo que estas mutações se tornam prejudiciais.

As vitaminas e os outros elementos secundários atuam em conjunto no corpo para assegurar que todos os processos sejam executados. Quando falta um elemento apenas, o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. Se imaginarmos o organismo como uma máquina regulada, quando uma peça emperra, nada funciona direito."

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: