segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"(...) tabaco (...) de repente, pode produzir um coágulo de sangue que (...)!"


Acredito que a mensagem abaixo, retirada deste link, possa ser a gota de água para que alguns dos meus leitores encontrem forças para fazerem o que for preciso para deixarem de fumar.

Coração Saudável

O cardiologista de renome Valentí Fuster, respondeu às perguntas dos Colaboradores do Grupo Santander sobre como cuidar do nosso coração e da nossa saúde.

Valentin Fuster, director da Unidade de Cardiologia de Monte Sinaí (Nova Iorque) e presidente do Centro Nacional de Investigações Cardiovasculares (Espanha), ofereceu uma aula magistral sobre prevenção da saúde cardiovascular no Auditório da Cidade Financeira. No final da sua intervenção, ofereceu-se para responder a todas as perguntas ou questões que os empregados de todo o Grupo lhe quiseram fazer.
(...)

CARDIOLOGIA (em geral)

15. O tabaco, sem outros factores de risco, de que forma influi nas patologias do coração? Como modifica a expectativa de prognóstico de vida?

O problema do tabaco é que, de repente, pode produzir um coágulo de sangue que poderá levar ao enfarte do miocárdio. O mais importante é que o tabaco actua como um explosivo. Em qualquer momento, pode danificar-se uma artéria ao fumar. Mas ao mesmo tempo, a parte positiva é que, quando se deixa de fumar, o risco diminui rapidamente. O tabaco, por si mesmo, é um dos riscos mais importantes de doença cardiovascular e de acidentes agudos.”
(...)

Abraços saudáveis,


Nenhum comentário: