terça-feira, 31 de março de 2009

"Pão branco x Pão integral"

Na sequência do artigo que publiquei no passado dia 24 de março, sobre o crescimento absurdo do número de diabéticos em Portugal (que reflecte, infelizmente a realidade de outros países, Brasil incluído), achei por bem, hoje, publicar uma explicação simples sobre a diferença ente Pão branco e Pão integral, que encontrei no site da Revista Corpore, no seguinte link.

“O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para fabricação. O pão integral é feito com farinha integral, o que preserva as vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas, minerais e fibras. Pelo alto teor de fibras, o pão integral ajuda na regularização do trânsito intestinal, redução da glicemia e dos níveis de gordura no sangue. De acordo com a especialista, vale lembrar que esses dois tipos de pães contêm carboidratos que funcionam como energético, portanto são calóricos. "Uma fatia de 100 gramas do pão branco, por exemplo, tem aproximadamente 40 calorias a mais do que a do integral. Outra diferença é que o pão branco causa um rápido aumento do nível de açúcar no sangue, o que é prejudicial às pessoas que sofrem de diabetes e também àqueles que precisam controlar o peso. Já o integral libera açúcar na corrente sanguínea de forma lenta, proporcionando maior saciedade", afirma Flávia Sguario.”

Com base nesta explicação, pergunto aos meus leitores, por que é que ainda vejo tanta gente (com acesso a pães integrais, quer do ponto de vista logístico, quer financeiramente falando), a comer Pão branco por rotina, quando os Pão integrais (muitos deles) são deliciosos e nos fazem tão bem?

Boa decisões quanto ao pão que levam para a mesa!

Abraços saudáveis,

2 comentários:

Lurdes Peixoto disse...

Olá João,
Não resisti a deixar um comentário, felicitando-o pela missão de que se investiu, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas a vários níveis, e pelas palavras com que o faz. Afinal, é isso mesmo que também digo aos meus clientes: está ao alcance de todos nós fazermos pequenas alterações que provocam grandes e benéficas mudanças nas pessoas.. :-))

João Marques disse...

Olá Lurdes,

Obrigado pelas suas simpáticas palavras que me incentivam a continuar a fazer a minha pequena parte neste processo global de mudança de hábitos.

Eu sei que dentro da sua área de trabalho, você procura fazer o mesmo e sei que com BONS resultados para os seus clientes. Parabéns.

Abraços saudáveis