domingo, 26 de abril de 2009

Ministro da Saúde Temporão (Brasil): "Essa quantidade de agrotóxico é crime. Acho que já é um caso de polícia"


Quem, regularmente, procura saber mais sobre a realidade dos alimentos que hoje temos à nossa disposição para comer, sabe que não houve nenhum exagero nas palavras dos ministro da saúde brasileiro, quando ele disse publicamente que suspendeu o consumo de pimentão."Pimentão, adeus; arroz, feijão e banana, bem vindos", disse ele. "Essa quantidade de agrotóxico é crime. Acho que já é um caso de polícia", afirmou o ministro.

Entretanto lendo a notícia completa, publicada no site UOL Ciência e Saúde, dizem-nos que:

"Não é preciso mudar alimentação, diz médico sobre estudo da Anvisa

O médico toxicologista Sérgio Graff, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirma que o estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre alimentos com índices inadequados de agrotóxicos [pelo menos reconhece que o nível de agrotóxicos é inadequado!] é extremamente válido para monitorar a produção agrícola, mas ressalta que não pode servir para a população direcionar o consumo [mas tem que servir para alguma coisa ou será que estou errado? Temos de parar de "brincar com a população em geral para que alguns possam enriquecer com as doenças daquela]. "Não significa que as pessoas devem parar de comer frutas ou as verduras estudadas. Não é preciso mudar o hábito alimentar."

O pimentão foi considerado o alimento que apresentou pior resultado, com 65% das amostras com índices insatisfatórios

Graff diz que as quantidades de agrotóxicos que chegam ao consumidor, ainda que em excesso, são insuficientes para provocar algum problema de saúde [não é verdade, principalmente se tivermos em conta o somatório dos produtos tóxicos nos produtos que ingerimos ao longo do tempo! É tão óbvio mas os "especialistas" parece que não se lembram disso!]. "É difícil evidenciar com segurança quais são os efeitos para o consumidor porque todos os estudos (feitos com animais) avaliam os riscos após longo período de exposição. No geral, as pesquisas simulam metade de uma vida."

Ainda assim, o ministro da Saúde José Gomes Temporão, que participou do evento de divulgação dos resultados, disse que suspendeu o consumo de pimentão ontem mesmo. "Pimentão, adeus; arroz, feijão e banana, bem vindos", disse ele. "Essa quantidade de agrotóxico é crime. Acho que já é um caso de polícia", afirmou o ministro.

Os produtos orgânicos são apontados como uma alternativa para fugir dos efeitos nocivos do agrotóxico, embora a população ainda tenha dúvida sobre origem desses produtos e eles sejam mais caros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o Selo Único do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, que atesta a qualidade dos orgânicos.

Intoxicação

Outra forma para tentar reduzir o agrotóxico dos alimentos é lavá-los bem, descascá-los, [e perdermos uma parte importante dos nutrientes que se encontram exatamente na casca/pele!?] quando possível, além de ferver os legumes. No caso das verduras, uma saída é dar preferência às folhas nos miolos dos maços. Altos níveis de agrotóxicos levam à intoxicação. Entre os sintomas estão respiração fraca, temperatura baixa e alterações no hálito. Em casos graves pode haver hemorragias, convulsões e alucinação. As informações são do Jornal da Tarde."

Concordo que as pessoas não devam deixar de comer frutas e verduras. O que eu não entendo é porque é que ainda tão poucos de nós dão a devida importância a esta questão dos agrotóxicos e por que é que aqueles que praticam o tipo de crime testemunhado pelo próprio ministro Temporão, continuam impunes, lucrando à custa da saúde de milhões de consumidores!?

Uma pessoa é presa por roubar um simples pacote de manteiga [caso real brasileiro ] , mas vender produtos alimentares com uma quantidade abusiva de produtos tóxicos de forma dolosa é algo permitido até pelas mais altas autoridades que apenas os deixam de comer!

Porquê tanta indiferença nesta matéria?

Abraços saudáveis

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito triste constatar que formadores de opinião como o Sr. possam ainda manifestar-se de forma ignorante contra a ciência e contribuir para o pânico coletivo do medo dos "agrotóxicos".

Por que não procura se informar sobre como são estabelecidos os limites para uso, qual o risco para a saúde do consumidor e qual o papel da ANVISA tanto no registro das moléculas quanto na campanha de desinformação da população?

A população precisa comer. é necessário produzir alimentos com segurança e as mais novas tecnologias estão no mercado à disposição dos agricultores.

O Brasil deve seu crescimento econômico em parte à agricultura e às tecnologias nela implantadas.

A média de expectativa de vida cresceu a partir da revolução verde, que introduziu tecnologia: máquinas, sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas.

Nunca se viveu tanto e tão bem!! e ainda vem a massa de manobra entoar o coro de órgãos públicos carregados de ideologia e manipulados por ONGs cujo único objetivo é desestabilizar nossa economia e reduzir a competitividade do agronegócio brasileiro. Será que é possível ser tão cego?????