quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Começar de novo"


Por gostar das mensagens que a Laurinda Alves, nos tenta passar através daquilo que escreve, irei de vez em quando, repassar alguns trechos interessantes do livro "XIS ideias para pensar", porque "É urgente recuperar o optimismo, a atitude positiva perante a Vida, como força regeneradora" (José Eduardo Agualusa, in Prefácio)

"Começar de novo

(...)
Quantos de nós já chegaram ao fundo do poço e foram obrigados a voltar à superfície no preciso momento em que mais faltavam as forças e falecia a vontade?(...)

Quase me atreveria a dizer que, de uma maneira ou outra, todos já passamos por pequenas, médias e grandes crises e por muito sofrimento. Psicológico e físico. E, no entanto, permanecemos de pé. Melhor ou pior, fomos obrigados a aguentar-nos e a seguir em frente.(...)

Seja pela via da fé em Deus, no Homem, no Universo, ou no que que seja que nos alimenta espiritualmente, seja pela via racional ou pelo facto de haver outras pessoas que dependem de nós, fomos literalmente obrigados a sobreviver. A reunir forças a voltar à vida e a percorrer caminho.

Aquilo a que, muitas vezes, não sabemos dar um nome chama-se confiança em nós próprios. Resiliência (capacidade de reagir na adversidade), obstinação, preserverança, esperança. Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente e nos obrigam a ficar de pé, o que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre! Mesmo quando nem suspeitávamos que existiam.

Vale a pena pensar nestas forças desconhecidas, investir e torná-las cada vez mais fortes. (...) É bom saber que podemos contar com os outros mas, mas acima de tudo é bom saber que podemos contar connosco próprios. Todos os dias e em cada hora."

Praticar estas "verdades" também é Qualidade de Vida!

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: