quarta-feira, 24 de junho de 2009

A importância de respirarmos BEM!


Já tenho escrito algo sobre este tema, mas gostei da forma didática como está escrito o artigo na revista máxima de julho de 2009, intitulado "Respirar para a vitalidade", escrito pela Cristina Azedo. Leia alguns trechos abaixo;

"(...)
Quantas vezes lhe disseram que, para se acalmar, o melhor é respirar fundo?
E, de todas em que seguiu este conselho conseguiu ou não aliviar o ânimo e controlar a energia? Se é certo que sim, porque não o faz no quotidiano?
A resposta é simples: porque raramente se lembra que está a respirar.
(...)
Respirar lenta e profundamente é um dos melhores caminhos para atingir a serenidade, bem como aumentar a vitalidade do organismo.

Fim dos resíduos tóxicos

O primeiro passo para a conquista de uma respiração de qualidade é lembrar-se que pode controlá-la. (...) Chega de respirar levemente como quem tem medo de encher os pulmões. Ao fazê-lo usa apenas uma parte destes orgãos, levando a que resíduos tóxicos acumulados não sejam completamente expelidos. Resultado? Sintomas como fadiga, ansiedade, mão e pés frios, irritabilidade, falta de concentração, memória fraca ou dependência de estimulantes, como o café ou o açúcar, começam a fazer parte do quotidiano, sendo consequências típicas da privação diária de oxigénio.
Uma respiração em profundidade estimula e massaja os orgãos internos, tonifica o diagrama e os músculos abdominais.(...) O que significa maior bem-estar geral. E poderá até aliviar problemas com dores de cabeça, asma ou sinutise.

Encher a barriga

Para respirar bem, não chega a parte superior da caixa torácica. Há que recorrer ao diafragma e aos abdominais. Ou seja, utilizar a barriga para receber o oxigénio. (...) O que quer dizer que a solução é treinar o nosso corpo para, de forma controlada, recuperar essa respiração natural.
(...)


PROTEGER O CORAÇÃO

O neuropsiquiatra e investigador David Servan-Schreiber há muito que aconselha exercícios respiratórios como forma de prevenir os distúrbios cardíacos (...)."

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: