quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Reduza os seus níveis de homocisteína, para um coração mais saudável"

Já escrevi anteriormente sobre a questão da homocisteína, mas como gostei de um pequeno texto sobre este tema que li num folheto do Celeiro, abaixo o reproduzo com a certeza que é importante que cada um faça a sua parte para reduzir ao máximo a quantidade daquela no próprio organismo (contrariamente ao colesterol, no caso da homocisteína, o ideal seria eliminá-la completamente):

"A homocisteína é uma palavra de alarme no que diz respeito à saúde cardíaca. Pensa-se que este composto seja responsável pelo dano provocado nas nossas artérias, que pode conduzir a ataque cardíaco ou enfarte. Se tem elevados níveis de homoscisteína [porque será que tão poucos médicos falam sobre esta questão com os seus pacientes?], apresenta maior risco de formação de coágulos, que por sua vez podem ser responsáveis por trombose venosa.

A homocisteína é formada através de proteínas obtidas a partir da dieta. O nosso organismo converte o aminoácido metionina (presente na carne) e outras fontes proteicas em homocisteína. Quando estamos saudáveis e não apresentamos carências nutricionais isto não constitui um problema. Porém, em caso de de carência nutricional, os níveis de homocisteína aumentam e podem determinar o desenvolvimento de problemas cardíacos.

Deverão assim ser asseguradas as necessidades nutricionais de vitaminas B6 e B12, bem como de ácido fólico. A ingestão de cereais integrais e e vegetais de folha verde é indespensável. A vitamina B6 ajuda a transformar a homocisteína na inofensiva cistationa, enquanto, enquanto que o ácido fólico e a vitamina B12 a reciclam em metionina."


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: