sexta-feira, 24 de julho de 2009

"O Essencial do Dia-a-dia"

O livro "YOU sempre jovem" da autoria dos médicos Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, tem 464 páginas com temas "blogáveis". Como tanta página assusta muitos dos meus leitores, irei publicando alguns trechos que considere importantes e que usem uma linguagem acessível a todos.

Assim, hoje publico algo que já pratico regularmente e que contribui de forma inequívoca para a energia adicional que ganhei desde 2006.

"A Lista YOU de Tarefas Diárias

1 Andar trinta minutos a pé. Se não puder andar trinta minutos consecutivos a uma velocidade que aumente ligeiramente o seu ritmo cardíaco, caminhe três vezes durante 10 minutos. No primeiro dia, compre um pedómetro [já publiquei outros artigos sobre este aparelho] para poder anotar quantos passos dá por dia. O número total de passos que dá para qualquer lado (incluindo as idas ao quarto de banho) e não só os que dá durante aqueles trinta minutos. Um bom objectivo: dez mil passos [hoje em dia estou fazendo uma média de mais de 15.000!]. Mas não se preocupe, desde que faça os trinta minutos (cerca de três mil passos). Pode ir aumentando gradualmente até aos dez mil passos por dia. [é o número que recomendo sempre aos meus leitores e é possível mudarmos alguns hábitos se os soubermos incorporar no nosso dia a dia]. Ande todos os dias. Não há desculpas.

2 Lave e passe o fio dental nos dentes que quer manter. Ou faça-o por amor ao coração que quer acalentar, das rugas que quer evitar ou da erecção ou satisfação sexual que quer ter.

3 Beba várias chávenas de chá verde [aqui tomo 1 a duas chávenas, quente sem ser a ferver, depois das refeições e nem sempre chá verde] a par da sua copiosa ingestão de água.

4 Tome as suas pastilhas [tabletes] . Especificamente estas:

- Habitue-se a mastigar ómega-3, quer em doses de seis nozes ou 1 grama de ácidos gordos ómega-3 destilados metabolicamente, cerca de trinta minutos antes do almoço e do jantar. Ou coma 125 gramas de peixe, nem frito nem congelado, três vezes por semana. Ou ainda 400 mg de DHA por dia.

- Tome vitaminas (veja os nossos gráficos na Caixa de Ferramentas YOU), deixando-as num local propício, como o seu carro [ atenção se o carro ficar ao sol em dias quentes!] ou a sua secretária, para se lembrar sempre que deve tomá-las. O mesmo é válido para os suplementos de cálcio.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: