domingo, 27 de setembro de 2009

António Feio e o comportamento da senhora da farmácia


Publico hoje um texto do actor António Feio (muito conhecido em Portugal e actualmente passando por uma fase da vida muito complicada por causa de um cancro no pâncreas), para depois pensar em "voz alta" com os meus leitores

"Na semana passada fiz a minha primeira sessão de quimioterapia.
O meu Oncologista receitou-me um medicamento para os enjoos (SOS) que eu muito cautelosamente fui comprar à farmácia. Eram 13h30 e estava eu à porta da Farmácia para aviar a receita. Para espanto meu, percebo que a Farmácia fecha à hora de almoço. Ok. A solução era voltar uma hora mais tarde e assim o fiz.
Quando voltei pouco antes das 14h30 (hora de reabrir) esperei que a porta abrisse. Esperei e continuei a esperar até às 14h45. E lá chegou uma senhora a falar ao telemóvel que devia estar a tratar de um assunto muito importante porque a porta primeiro que abrisse ainda demorou mais uns cinco minutos.
Finalmente consegui entregar a receita à senhora da Farmácia. Confesso que o ar da senhora era no mínimo assustador. A receita (ainda a tenho comigo, assim como o recibo do remédio) tinha escrito METOCLOPRAMIDE.
Paguei e vim-me embora.
Durante esse dia e os seguintes, os tais sintomas de enjoos e náuseas provocados pela quimioterapia deitaram-me completamente abaixo. Fui mesmo obrigado a cancelar os espectáculos que tinha a norte do País.
Na sexta-feira fui ter com o meu oncologista para lhe pedir qualquer coisa que me aliviasse o mal estar.. Ele assim o fez e receitou-me um outro remédio que comecei a tomar logo e que rapidamente começou a fazer efeito. No Sábado, Domingo e Segunda, voltei a sentir-me bem.
Hoje fui novamente ao Hospital para fazer a segunda sessão de quimioterapia e, qual não é o meu espanto, quando falava do meu estado de má disposição da semana passada e mostrava os comprimidos que andava a tomar, quando percebi que o remédio que eu andava a tomar para os enjoos não era para os enjoos mas sim para a Diabetes. Em vez do tal METOCLOPRAMIDE, estava a tomar METFORMINA.
A senhora da Farmácia tinha-me, pura e simplesmente, dado um medicamento errado.
Não só passei vários dias a tomar um remédio que não me aliviava, como ainda por cima, me diminuía os níveis de açúcar no sangue!!!
Podia só ter tido um ataque de hipo glicemia.
Este texto é só um desabafo.
Agora saiam da frente que eu vou ali abaixo “TRATAR DA SAÚDE” à senhora da Farmácia. Ou não fosse hoje o DIA MUNDIAL DA SAÚDE (LOL)"
Parece uma "Conversa da Treta" mas foi de verdade! Dá para acreditar? Como é possível existirem pessoas com tamanha incapacidade para o bom desempenho das suas funções profissionais? Em lugares como este não é suposto estar alguém de idoneidade comprovada para a função? Assim... não!!!! Sempre ouvi dizer que: - "com a saúde não se brinca"

Se queremos ter mais Qualidade de Vida, cabe a cada um de nós:

a) não tolerar e consequentemente agir em conformidade, quando horários não são respeitados, principalmente por alguém que chega atrasado, a falar a um telemóvel e, aparentemente, sabendo que trabalha numa farmácia, não se dignar a pedir desculpa pelo incómodo causado. Claro que pode haver um imprevisto que nos leve a chegar atrasados uma vez ou outra mas a atitude ou comportamento dessa tal senhora, acaba por agravar a situação e a qualificá-la como inaceitável.

b) sempre defendi que em última instância, são os sócios e ou responsáveis máximos das empresas (neste caso da farmácia) que têm que garantir que os seus clientes sejam devidamente atendidos em todas as suas vertentes, desde o produto, ao profissionalismo, simpatia no atendimento, etc. Por isso, se uma colaboradora actua no seu dia a dia da forma descrita pelo António Feio, significa que algo a nível da gestão de recursos humanos terá que mudar e as causas poderão ser muitas (sai fora do âmbito deste artigo elencar quais!).

c) exactamente pelo que escrevi na alínea anterior, deveremos dar conhecimento às respectivas chefias, de comportamentos impróprios como o da senhora em causa e se mesmo assim, aquelas não tomarem as devidas providências, nós clientes, temos entre outras medidas, uma que com certeza fará toda a diferença para quem permite comportamentos lesivos ao Bem Estar dos seus clientes - por e simplesmente deixarmos de comprar seja o que for na tal farmácia.

d) existem tantos profissionais competentes que actualmente estão desempregados por conta da "crise", que quem tem emprego como essa senhora da farmácia, deveria agarrar-se ao seu com unhas e dentes, por respeito a si própria, aos seus clientes, a quem lhe paga o salário e a quem quer trabalhar e não consegue.

e) reparem que nem abordei a questão da troca do remédio, algo com certeza muito grave e que poderia ter tido consequências muito graves, por que estou convicto que resolvermos a questão dos recursos humanos em sentido lacto, eliminará à partida, a grande maioria dos erros técnicos.

Obrigado António Feio por ter feito a sua parte. Agora falta cada um fazer a sua!

Abraços saudáveis

2 comentários:

ZeN disse...

Ninguem revela fontes? só vejo textos do antónio feio mas nada oficial que o comprove..

João disse...

Acrescento este comentário...na primeira pessoa

http://jpmarques.blogspot.com/2010/03/visita-seguranca-social.html