sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"O mês de todos os reinícios"


Gostei de ler a iniciativa da Ana Rita Ramos, directora da revista GINGKO (revista que recomendo a todos os meus leitores):

"Os automóveis apitam, congestionados, sôfregos pelo regresso a casa. As crianças voltaram à escola, sinal de que o novo ano começou. Estamos na altura de todos os reinícios. É realmente em Setembro, depois das férias, que prometemos resolver o que está “pendurado” nas nossas vidas. Porém, uns dias depois de regressarmos ao trabalho voltamos a pendurar a vida num cabide e seguimos o mesmo caminho habitual. Setembro é sempre a nova esperança de mudar aquilo que prometemos em Janeiro, mas não mudámos: cumprir aquela dieta que nem chegámos a começar, dar finalmente uso à inscrição no ginásio, arranjar mais tempo para os filhos – leia, a propósito o nosso dossier sobre o regresso às aulas, na próxima edição da GINGKO que na próxima segunda-feira estará nas bancas–, ou, simplesmente, ficar deitado na relva do jardim a assistir ao céu. Pensamos nisso um milhão de vezes no nosso teatro mental.

O meu compromisso pessoal para este ano que agora começa é andar mais a pé. Todos os dias em que não esteja a chover, levarei a pé os meus filhos à escola e depois continuarei a pé rumo à redacção da GINGKO, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa. Ao todo, são 5o minutos a andar. Simples e saboroso. Tem sido, realmente, a melhor maneira de começar o dia…
Para mudar é preciso acreditar na ideia de que basta querer. Muitos de nós tratamos os dias, as noites e os afectos aos pontapés, como se eles se multiplicassem como uma fábrica de fazer chouriços. Improviso atrás de improviso. Flic-flac atrás de flic-flac. Na GINGKO acreditamos que a felicidade é um modo de viajar, não é um destino. E, quando tivermos dúvidas, inspirar-nos-emos na célebre frase de Abraham Lincoln: “A maioria das pessoas é tão feliz quanto decide ser”."

Ana

Junto comentário que deixei no blog da GINGKO por que sei que alguns dos meus leitores poderão não avançar com iniciativas destas por pensarem que só funciona o "tudo ou nada".

"Olá Ana Rita,

Excelente post! Esse é o caminho. Já sabes que eu e a Sandra fazemos o mesmo.
O importante é manteres a regularidade desta tua (vossa) iniciativa e não vejo problema nenhum se de vez em quando, forem de carro.
O que não pode acontecer é no dia a seguir pensares(em) que - já que ontem fomos de carro hoje também - e assim sucessivamente.
Esse é o problema de muitas pessoas bem intencionadas que ao primeiro contratempo desistem.
Tenho a certeza que não será o teu(vosso) caso!"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: