segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Cientistas põem ratos paraplégicos a andar"


Por acreditar que o pensamento positivo ou neste caso em concreto, a esperança, é uma mais valia ímpar para aqueles paraplégicos (bem como familiares e amigos mais próximos!) que queiram garantir um mínimo de Qualidade de Vida, é com muita satisfação que publico hoje, o artigo intitulado "Cientistas põem ratos paraplégicos a andar", publicado no jornal Destak.

"Investigadores da Universidade de Zurique, na Suíça, conseguiram que ratazanas paraplégicas voltassem a andar, e até mesmo a correr, graças a uma complexa combinação de medicamentos, estimulação eléctrica e exercício físico.

Ao contrário do que se pensava, o estudo veio mostrar que a regeneração de fibras nervosas não é fundamental para que os indivíduos afectados por paralisia recuperem os movimentos, abrindo uma nova linha no tratamento de lesões da espinal medula. Segundo o responsável pela investigação, «a medula contém circuitos nervosos que, por si mesmos, sem intervenção do cérebro, podem gerar a actividade rítmica que faz mover os músculos das pernas, impulsionando o movimento de andar». O procedimento não permite que o indivíduo se desloque quando o cérebro ordena,mas através de uma acção externa que pode ser aplicada em humanos."

Já imaginaram a satisfação de começarmos a ver pessoas a levantarem- se por elas próprias das cadeiras de rodas? Sei que ainda pode demorar anos, mas neste momento acredito que a questão que se levanta é mais quando e não se este dia alguma vez chegará!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: