sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Pensar faz acontecer"


Até há poucos anos atrás, eu teria alguma dificuldade em acreditar no tal "poder da mente", mas quando mais pratico e leio sobre este asunto, mais convencido fico que temos uma ferramenta poderosíssima que a grande maioria das pessoas não sabe como usar.

Vejam dois exemplos claros do que acabei de escrever (hoje publico um e amanhã o outro), retirados do livro intitulado "treine a mente e mude o cérebro" de Sharon Begley:

"(...) pergunta do Dalai Lama ao neurocirurgião: a mente pode alterar fisicamente o cérebro?
Em meados dos ano 1990, Pascual-Leone fez uma experiência (...). O que ele fez foi ensinar a um grupo de voluntários um exercício com cinco dedos no teclado de piano. Eles foram instruídos a tocar tão fluentemente quanto possível, sem pausas, esforçando-se por manter sessenta batimentos por minutos no metrônomo. Todo dia, durante cinco dias, os voluntários praticaram durante duas horas. Em seguida, fizeram um teste no qual tocavam o exercício durante vinte vezes enquanto um computador contava os seus erros. Durante cinco dias. eles erravam cada vez menos, enquanto aprimoravam seu desempenho, de modo que os intervalos entre as notas se tornavam cada vez mais próximos do que o metrônomo pedia.
Os voluntários fizeram mais um teste. Durante alguns minutos, uma vez por dia, eles ficavam embaixo de uma bobina de fios que enviava um breve pulso magnético ao cortéx motor de seus cérebros. (...)
os cientistas descubriram , (...). que o trecho do cortéx do motor dedicado ao movimentos dos dedos assumia o comando das área vizinhas, como uma planta trepadeira que se espalha.
(...)
Pascual-Leone não parou por aí. Ele fez com que outro grupo de voluntários simplesmente pensasse na prática do exercício do piano. Eles fizeram exercício em suas mentes, imaginando como moveriam seus dedos para gerar as notas da pauta. A região do córtex motor que controla os dedos que tocam piano se expandiu nos cérebros dos voluntários que simplesmente imaginaram tocar a música exatamente como se expandiu nos cérebros daqueles que realmente tocaram a música. O treinamento mental ativou os mesmos circuitos motores que o treinamento real, com o mesmo resultado: o aumento da ativação causou uma expansão daquele pedaço do cortéx motor.
"A prática mental resultou numa reorganização semelhante" do cérebro, escreveu mais tarde Pascual-Leone. "A prática mental só por si pode ser suficiente para promover a modulação plástica de circuitos neurais". (...)"

É espantoso, concordam?

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: