sábado, 5 de setembro de 2009

"Redes Sociais ou a sociedade em rede?"


Lendo os "posts" de um fórum virtual (não o coloco aqui por que é fechado a membros do The Star Tracker), sobre "a reclamação em vídeo ou contra-publicidade", acabei por encontrar o artigo abaixo, publicado pela Margarida Ferreira, intitulado "Redes Sociais ou a sociedade em rede?", cujo conteúdo achei interessante partilhar com os meus leitores, uma vez que defende , mesmo em pleno século XXI, que com toda tecnologia ao nosso dispor, quem continuará a fazer (ainda mais!) a diferença, nas empresas [e não só!], são as Pessoas (People).

"De há uns tempos para cá tenho ganho a convicção de que o que fará a diferença será cada vez mais o "P" de "People"; quanto aos outros "P", o seu papel será cada vez mais instrumental, logo, com um peso cada vez menor na capacidade de "fazer a diferença" no sucesso do negócio. As pessoas, não como "massas", como Individuos, com uma capacidade crescente de aceder à informação, e mais importante do que isso, com voz. Ao mesmo tempo, espanta-me que as áreas de Marketing, de onde se esperaria que saíssem, em antecipação, as evoluções de paradigma, continuam a agarrar-se (diria, desesperadamente, mesmo...) às soluções de sempre... Se a sociedade evoluiu, a maneira de comunicar terá também de evoluir... Não estou a falar de colocar umas popups nuns sites, ou, o que mesmo assim já é um bom passo... as Marcas terem perfis no Facebook que lhes permitam estar à conversa com o consumidor... Estou a falar de uma verdadeira lógica de rede. As empresas, têm que começar a (re)pensar os seus negócios, sobretudo ao nível dos processos e das abordagens aos cliente e consumidores de acordo com as novas formas de organização e de interacção da sociedade. A sociedade, quase todos nós, estamos, hoje, ligados em rede. Dentro da organização cada colaborador é um múltiplo touchpoint com o exterior... ... E é justamente neste contexto, e porque estamos num período de"crise" que as empresas mais têm descurado a motivação e o sentimento de pertença dos seus colaboradores. Há até as que estão, sob este pretexto, a fazer exactamente o contrário... Mas a verdade é que sendo incontrolável o que se escreve, diz e comenta sobre as empresas e as marcas, e sendo certo que todas as empresas têm elas próprias colaboradores que, também eles, estão nas redes sociais, nos fóruns, etc... estamos agora no tempo em que as empresas têm que "arregimentar" os seus colaboradores. Em alguns países está a começar-se a fazer trabalhos interessantes no sentido de alinhar o "personal Marketing" dos colaboradores com os objectivos da empresa... Ganha-se na valorização dos colaboradores, no feedback e na aproximação aos consumidores..."

... ou seja, estamos a falar de modelos que agregam valor (lucro sustentado, valorização, conhecimento, fidelização, integração, tempo, comodidade, inovação, etc) para os accionistas, colaboradores, clientes, parceiros de negócio e à própria comunidade.

Abraços saudáveis

2 comentários:

Hélder Falcão - Director Nacional BNI disse...

Muito bom João.
Obrigado por partilhares.

Efectivamente, hoje em dia é fundamental termos perfis online para comunicarmos as novidades aos nossos clientes e potenciais clientes, bem como auscultar as suas necessidades.

A Interação com o público é vital.

Bemequer disse...

João:

Fico lisonjeada!

Também sigo o seu blog...

:)

Bemequer