sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Mais saúde = Mais produtividade"


É sempre bom tomar conhecimento do testemunho de outras pessoas (e principalmente de alguém como o Bruno Soalheiro, por quem tenho admiração pelo belo trabalho que faz na área de Qualidade de Vida!) por que valida as mais valias que podemos gerar no nosso dia a dia com a introdução gradual de pequenos grandes hábitos saudáveis!

Leiam abaixo o seu artigo intitulado "Mais saúde = Mais produtividade"


"A maioria dos artigos que escrevo costuma tratar de percepções e/ou experiências pessoais que busco extrapolar para um contexto genérico, tentando compartilhar com o leitor conceitos e sugestões à medida que os vivencio em minha própria vida e carreira; afinal, isto aqui é um blog, não um tratado científico. Por isto hoje um assunto simples, corriqueiro, mas que pode ter grande impacto em nossas vidas.

Como ser humano cheio de falhas e imperfeições, noto constantemente que meu avanço e melhoria como profissional se solidificam não somente a partir das atitudes e comportamentos dos quais tomo conhecimento, mas sim a partir das atitudes e comportamentos que constantemente reforço. A diferença é enorme.

É por isto que pequenos textos têm apenas o “potencial” de gerar alguma transformação na vida das pessoas. O que vai determinar de verdade a transformação é a constância com a qual colocamos em prática a informação útil que lemos, ou ouvimos por aí.

Estes dias coloquei em prática, por acaso, um determinado conjunto de comportamentos simples que me impressionaram pelas mudanças gerada sem minha qualidade de vida e produtividade profissional. O fato é que resolvi fazer, por brincadeira, um período de “desintoxicação alimentar”. Parecia uma coisa boba, o assunto surgiu em conversa com um amigo nutricionista, e eu topei para ver.

Pois bem. Durante 10 dias adotei, com dificuldade, o hábito de comer em menos quantidade e mais vezes por dia, ingerir sucos naturais, abster-me totalmente de álcool e “tira gostos” e evitar refeições logo antes de deitar. Já que estava no embalo da coisa resolvi colocar em prática também hábitos de “higiene do sono”, que havia lido dias antes na web. Passei a desligar a TV mais cedo( até parei de ver TV no quarto), e criei um ritual para a hora de me deitar. Não foi tão fácil, mas me surpreendi muito com os resultados.

Ok, você pode dizer: __Que novidade! Todo mundo sabe disso!

Sim, todos nós sabemos, mas praticamos? Levamos a sério? Relembramos com freqüência estes costumes?

Sempre considerei que hábitos alimentares adequados e cuidados com o sono fossem benéficos, mas não imaginei que os resultados fossem tão grandes. Minha disposição, energia e concentração aumentaram drasticamente. A aparência melhorou e o cansaço durante o dia sumiu. A conseqüência foi mais bom humor e muito mais produtividade.

A questão agora é: Será que continuarei? A recompensa do bem estar tem sido grande, mas confesso que abandonar a macarronada com o noticiário das dez não é tão simples para mim.

Mas e você? É uma pessoa de hábitos muito mais saudáveis que eu, ou é alguém que está precisando revê-los e dar uma “desintoxicada” como tenho procurado fazer?

Se for o segundo caso, junte-se a mim ( enquanto eu ainda resisto) e comece hoje a cuidar melhor da alimentação e do sono, colhendo os frutos.

Meus frutos até agora têm sido mais prazer e mais resultados; não sei quais frutos você vai colher, mas se este texto for pelo menos uma semente que o ajude a melhorar sua qualidade de vida, o post de hoje já terá valido a pena!

Até mais."

Gostava muito de conhecer testemunhos dos meus leitores, sobre o impacto nas suas vidas de mudanças que tenham feito no seu Estilo de Vida.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: