domingo, 18 de outubro de 2009

Os médicos e a vacina da gripe A contra o vírus H1N1

Muitos dos meus leitores sabem o que penso sobre a campanha que tem sido feita para que milhões de pessoas tomem a vacina contra o vírus A/H1N1 (nem eu nem nenhum membro da minha família vai tomá-la!). No entanto não é sobre a minha opinião que quero escrever hoje, mas as razões, segundo Luís Távora Tavira,Professor de Microbiologia na Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa e Director do Centro de Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Medicina Tropical que, acredita ele (palavras proferidas no programa Sociedade Civil da Rtp 2), levam muitos médicos a não tomar a referida vacina:

-"(...) dizer uma coisa, se calhar um bocado escandalosa, por que nós temos, apesar de tudo, alguma obrigação também de transmitir às pessoas, a idéia correcta sobre as coisas. Eu não me admiraria se numa população adulta, inclusivamente de médicos, grande parte ou uma fatia um bocadinho maior do que a nós pensavamos, dissesse - eu entendo que não quero ser vacinado nesta altura- Eu admito isto porquê?

Por que se trata de um extracto populacional que:
1o - acredito que tenha um conhecimento um bocadinho maior sobre a gripe pandémica
2o - que assume e percebe que é uma gripe com taxas de morbilidade e mortalidade idênticas ou inferiores, não sabemos ainda bem, as séries são ainda pequenas apesar de tudo, à da gripe sazonal, (...) quase por analogia, a pessoa vai tender a dizer - então por que é que hei-de fazer a da gripe A?

- a seguir pode não fazer o raciocínio seguinte que é fazer o tal raciocínio comunitário e dizer - eu estou na linha da frente e necessito de me vacinar por razões de solidariedade comunitária - nem sempre conseguimos fazer esse tipo de raciocínio! Mas eu não me admiraria de qualquer modo que houvesse um resultado nesse sentido. (...)"

Reparem bem os meus leitores:

- agora já com uma intensidade menor, mas até há poucas semanas atrás, via canais de comunicação (que por mero interesse de taxas de audiência alimentam estas campanhas massivas de desinformação!) entravam-nos pela casa adentro via televisão, nas primeiras páginas dos jornais, etc, dizendo que estavamos perante uma pandemia incontrolável e ......

- mas os próprios médicos, numa grande porcentagem, por terem um grau de conhecimento maior, não querem tomar a vacina!

Existem outras vertentes sobre esta matéria que poderiam ser apresentadas neste artigo, mas por agora e para aqueles que ainda não sabem o que fazer consigo e com os seus filhos, apenas sugiro que incluam mais este input no vosso processo de decisão.

Boas decisões e...

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: