domingo, 6 de dezembro de 2009

Os segredos de Saburo Shichi (103 anos)


Anteontem no Globo Repórter passou uma excelente reportagem sobre os segredos da longevidade no Japão.

Dos vários vídeos disponíveis no site da Globo sobre este documentário (comentarei e publicarei alguns nas próximas semanas), destaco um intitulado "Comer pouco e mastigar muito prolonga a vida"

Eu sei que os meus leitores precisarão de 14 minutos para assistir a este vídeo na íntegra (clique aqui) mas vale a pena porque o os ensinamentos de Saburo Shichi são uma lição de vida que vai muito além da alimentação, como por exemplo:

a) pratica diária de pequenos exercícios muito simples

b) "É importante ter um diário, para você ver o que escrevia quando tinha 10 anos e depois 30. Assim, você pode lembrar sua vida, se arrepender dos erros do passado e não repeti-los"

c) "Aprender uma coisa nova a cada dia exercita a memória e ajuda a envelhecer bem."

d)"(...) é preciso ir devagar. "Mastigar bem: 30 vezes""[em 13 Agosto 2008, publiquei
"A importância de mastigarmos bem os alimentos]

e) "Os sofrimentos, as coisas tristes, as lágrimas. Você precisa se livrar de tudo isso, jogar fora. Tem que ter esperança, olhar para cima"

f) "Os exercícios que Saburo Shochi faz hoje para manter a própria saúde foram inventados por ele para ajudar a desenvolver crianças com necessidades especiais. “A primeira coisa é estar sempre sorrindo e de um bom humor""

g) "De oito a dez vezes por mês ele se arruma todo de vermelho. É mesmo para chamar a atenção, porque ele tem um importante compromisso. Dez anos atrás, quando tinha 93 anos de idade, o professor decidiu iniciar uma nova carreira profissional: a de palestrante. Plateias lotadas vão aprender uma lição em que ele é especialista: o segredo da longevidade."

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: