sábado, 16 de janeiro de 2010

Cônsul do Haiti no Brasil - pessoa errada no lugar errado!


Postei esta manhã na rede social Facebook:

Antes de tomar o pequeno almoço, tenho o hábito de ver o que se passa no mundo e hoje comecei o dia a chorar (literalmente falando) de ALEGRIA com um final FELIZ de um impressionante resgate de uma enfermeira grávida que esteve 70 horas debaixo das ruínas no Haiti. VALE A PENA ver este vídeo de 6 minutos (clique aqui para assistir) .

Pensei para comigo que, neste mundo moderno, ainda existe suficiente capacidade para nos emocionarmos e sentirmos vontade de sermos solidários com outros, o que me dá muita esperança de, em conjunto, conseguirmos criar sociedades mais justas e onde todos possam viver com o mínimo de dignidade.

Mais tarde vi com os meus próprios olhos uma pessoa errada no lugar errado. O vídeo com pouco mais de 3 minutos que pode ser visto, clicando aqui deixa claro que a selecção de pessoas para funções chave em empresas, organismos públicos, Ong`s, etc tem de uma vez por todas, ser gerida de uma forma estratégica, não só na definição do perfil ideal do candidato, mas também no respectivo processo da própria selecção.

Como é que (é o que pode ver no vídeo!) o cônsul do Haiti no Brasil pode dizer que "a desgraça de lá [seu próprio país onde ele tem 100 familiares dos quais não tem qualquer notícia!] está sendo uma boa para a gente aqui (pausa) fica mais conhecido aqui [o Haiti!]."?

Não tenho dúvida que boa parte da crise que atravessamos actualmente, tem como causa principal, a prepotência de muitos destes (ir)responsáveis que sempre colocam os seus interesses à frente dos interesses dos cidadãos, clientes e até accionistas.

É fundamental em qualquer tipo de decisão, a dose certa de emoção (positiva). Pergunto aos meus leitores, que tipo de carga emotiva o referido cônsul e outros como ele, podem alguma vez colocar ao serviço daquilo para que são pagos?

Que exista coragem política para colocar as pessoas certas nos lugares certos!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: