sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O infeliz comentário de Keiji Fukuda (OMS) sobre a gripe A!


Na sequência da acusação feita por Wolfgan Wodarg, chefe de saúde do Conselho da Europa de que fabricantes de medicamentos e vacinas da gripe, influenciaram a decisão da Organização Mundial de Saúde a declarar uma pandemia relativamente à gripe A (leia a notícia completa aqui, retirada do blog do Eduardo Homem de Carvalho - tem dados interessantes!), li hoje o seguinte no jornal OJE:

"OMS refuta falsa pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) qualificou ontem de "irresponsáveis", "historicamente inexactas" e cientificamente incorrectas "as acusações de que a pandemia da gripe A foi uma "farsa" e que a agência sobredimensionou a sua gravidade. (...) essas alegações são também uma falta de respeito (...) as 13.000 pessoas que morreram da doença"

A resposta da OMS é tão ridícula que eu deixo alguns números para os meus leitores sentirem qual das partes parece mais lúcida nesta questão.

Causa Número de mortes/ano (no mundo)

Gripe A 13.000 (dez meses)

Gripe "normal" 40.000 a 200.000

Tabaco 5.000.000

Diabetes 3.150.000


Acredito que os números falem por si. Bilhões de dólares gastos com vacinas, remédios, etc que poderiam muito bem ter sido canalizados (uma boa parte!) para uma verdadeira gestão saúde e não para a gestão de uma falsa pandemia.

Exigirmos explicações sobre o que verdadeiramente se passou, é algo mais do que legítimo.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: