quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"Violência verbal é tão prejudicial quanto a física"


Nunca é demais escrever algo sobre a questão da violência verbal. Hoje socorri-me de um texto publicado no site UOL, do qual retirei os trechos abaixo (para ler o artigo na íntegra, clique aqui)

"O marido vive dizendo para quem quiser (ou não) escutar que sua mulher não sabe nada, não' é capaz e por aí em diante. Todos os dias o chefe ou outro profissional dispara adjetivos humilhantes a um colega de trabalho. “As pessoas estão acostumadas a associar a violência à sua forma física. Mas a violência psicológica, muitas vezes expressada verbalmente, pode ser ainda mais prejudicial”, afirma a consultora de etiqueta e comportamento Célia Leão, de São Paulo.

“Vivemos num contexto violento, seja no trânsito, nos relacionamentos, nos meios de comunicação e nas empresas”, diz Armando Rezende Neto, psicólogo voluntário do Ambulatório de Atendimento de Transtorno Obsessivo Compulsivo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). E, segundo ele, viver numa situação de violência verbal repetitiva pode levar ao estresse, do leve ao crônico, com repercussões na saúde. “Se a pessoa tem propensão à depressão e à ansiedade, pode desencadear esses transtornos e até crises de síndrome do pânico. Já atendi pessoas que lidam com o público em entidades públicas e desenvolveram esses problemas”, conta.

Casal

Nos relacionamentos entre casais, essa situação ganha tons mais intensos. “É pior, pois a violência vem de uma pessoa próxima e amada, que, muitas vezes, conhece e ataca os pontos fracos”, diz Rezende.

Para Célia, que já presenciou cenas de um casal em que o marido diminuía a esposa o tempo todo, a situação é causada por baixa autoestima de ambas as partes. “O agressor precisa diminuir a vítima para se sentir melhor. E a vítima aceita a agressão por não se dar valor”, diz.

(...)."

Considero que o a autora deste artigo, apenas pecou por colocar exemplos do homem como agressor e a mulher como vítima, quando todos sabemos que o inverso também acontece e tão pouco deve ser tolerado!

Que 2010 seja um ano onde a comunicação entre as partes flua melhor e o respeito, compreensão e tolerância imperem em qualquer tipo de relação profissional ou pessoal. A Qualidade de Vida dos envolvidos agradece!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: