sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Erradamente, "(...) as pessoas acabam por apenas comer frutas que não sujem as mãos, porque normalmente estão a trabalhar no computador"


Assisti a mais um Sociedade Civil, desta vez dedicado ao tema "Dói-me o estômago!" (clique aqui para assistir ao programa completo - quase 90m!).

Gostei em especial da intervenções da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos e da médica gastrenterologista Beatriz Costa Neves.

De tudo o que nos relembraram/ensinaram, destaco um comentário muito didáctico, que se pararmos um minuto (basta 1 minuto!) para reflectir sobre ele, talvez alguns dos meus leitores consigam passar alimentar-se melhor entre as refeições.

Dizia a Maria Paes Vasconcelos a propósito da melhor hora do dia para comermos fruta que (dentro daqueles que a comem no escritório!), "as pessoas acabam por apenas comer frutas que não sujem as mãos, porque normalmente estão a trabalhar no computador" [a ideia também se aplica para quem está em reuniões].

Se acreditarmos que a gestão da nossa saúde é uma das nossas prioridades diárias, facilmente encontraremos uns minutos ( sim, bastam apenas uns minutos!), para nos levantarmos (aproveitamos para distrair a nossa mente e caminhar um pouco) e irmos à copa, varanda, etc, comer peças de fruta que nos dão prazer e nos fazem bem, mesmo que precisem de ser descascadas, tenham mais caroços e ou o respectivo sumo nos obrigue a um cuidado especial.

Desafio os responsáveis pelos Talentos das empresas em que trabalhem, a incentivarem, a divulgarem e a criarem condições para que aqueles se sintam à vontade em comer frutas um pouco mais "trabalhosas"!

Quem sabe se esta pequena grande mudança de hábitos alimentares, seja a grande responsável por muitas outras ao longo do tempo?

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: